Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 07 de Julho de 2016, 14:39 - A | A

Quinta-feira, 07 de Julho de 2016, 14h:39 - A | A

Barrados

Vereadores são barrados e impedidos de fiscalizarem duas UPAs em Campo Grande

Os responsáveis por impedir a entrada dos parlamentares nas dependências das unidades foram Guardas Municipais

Patrick Alif
Capital News

Assessoria/Câmara Municipal Campo Grande

Os parlamentares foram impedidos de entrar nas UPAs Vila Almeida e Santa Mônica

Os parlamentares foram impedidos de entrar nas UPAs Vila Almeida e Santa Mônica

Durante a 13ª atividade da Câmara Comunitária, realizada nesta quarta-feira (6), na região urbana do Imbirussu, os vereadores foram impedidos de fiscalizarem duas Unidade de Pronto Atendimento (UPAS).
Os parlamentares foram impedidos de entrar na UPA Vila Almeida para fiscalizar as dependências da unidade e avaliarem a denúncia de falta de médicos e medicamentos.


A gerência da unidade justificou que os vereadores precisariam de uma autorização da Sesau para entrarem. No entanto, a Lei Orgânica do Município permite o livre acesso dos vereadores a órgãos públicos para fiscalização dos serviços.


No saguão da UPA os vereadores encontraram diversos pacientes que saíram descontentes por não encontrarem remédios básicos, como antibióticos e antiinflamatórios (cefalexina e ibuprofeno), que estão em falta na unidade da Vila Almeida.


Segundo o vereador Ayrton Araújo do PT, esta é a segunda vez que ele foi barrado na unidade. "Hoje fomos impedidos de entrar novamente. Na sexta-feira (1) estive aqui e fui barrado, não me deixaram entrar e conversar com a farmacêutica para averiguar uma denúncia de falta de medicamentos que recebi de moradores. Isso é uma falta de respeito com os parlamentares. E hoje vimos que nada mudou, a falta de remédios continua, conforme denunciaram os pacientes aqui", disse.


A mesma situação aconteceu na UPA Santa Mônica, que foi inaugurada no último dia 1 de julho e que ainda está fechada. Dois guardas municipais impediram os vereadores Ayrton Araújo do PT, Engenheiro Edson, Chiquinho Telles e Chocolate de adentrarem no prédio que está vazio.


De acordo com Chocolate, a ação dos guardas prejudica o trabalho dos parlamentares. "Nosso papel como vereador é fiscalizar, mas os guardas ligaram para o comandante da Guarda Municipal e ele disse que tem que ter autorização do secretário de saúde para entrar, sendo que a Lei Orgânica nos permite livre acesso. Essa UPA foi inaugurada e não está funcionando, essa é mais uma mentira do prefeito", afirmou.


A blitz desta quarta-feira foi realizada também no Cemitério Santo Amaro, após denúncias de moradores sobre a sujeira do local. O morador Gilmar Antonio Ferrandin, que há 5 anos mora na região, reclamou da sujeira (mato alto e entulhos) e da poeira que assola os moradores próximos ao cemitério. "O ideal seria plantar grama em toda extensão do cemitério", disse Gilmar.


Também foi solicitado um semáforo em frente ao cemitério e sinalização horizontal para facilitar o trânsito no local. Segundo o vereador Chiquinho Telles, "gramar é uma solução barata e permanente, que resolveria o problema da poeira nas casas", disse.


A Escola Municipal Santos Dumont, no Santo Amaro, também foi visitada. No local foi constatado que a merenda estava em dia, por buscarem os alimentos diretamente na Superintendência de Abastecimento Alimentar (Suali), responsável pela distribuição da merenda, cujo prédio fica próximo à escola.


Comente esta notícia

anderson glauco 09/07/2016

É incrível! como estão chegando as eleições municipais os vereadores deixaram de tomar café na câmara municipal, moro na região do imbirussu e nenhum deles, os ilustres vereadores durante 3 anos e meio foram averiguar as condições das unidades de saúde ou mesmo as condições dos bairros, mostrar trabalho assim é mole, agora mendigam a atenção, e irão mendigar votos no horario politico, campo grande esta de olho há muito tempo na mediocridade que assola a câmara municipal.

positivo
0
negativo
0

Mhot 07/07/2016

Muito muito bom vereadores ato nobre e muito necessario para proteger a populacao e os investimentos e patrimonio e a correcao das acoes de gestao dos pregeiyos perfeito

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS