A Prefeitura de Campo Grande concluiu neste sábado (4) a obra emergencial na estrada SE-1, localizada na região da Chácara dos Poderes, que havia sido interditada na semana passada após ser duramente afetada pelo temporal. A intervenção foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e o tráfego foi liberado no trecho.
Durante o temporal, a enxurrada abriu uma cratera e arrancou parte da tubulação do sistema de drenagem da Rua Urupês, no Jardim Noroeste. A estrutura integra o projeto de captação de águas pluviais da região, conectado às bacias de amortecimento em construção, que têm como objetivo reduzir os alagamentos nas estradas da Chácara dos Poderes.
Na sexta-feira anterior, o secretário Marcelo Miglioli vistoriou os pontos mais atingidos. Segundo constatado, o fechamento de uma rua na parte superior da área desviou o curso da água da chuva, que passou a descer com força diretamente para a SE-1, contribuindo para a formação da cratera.
Ainda no sábado, logo pela manhã, a Sisep atuou na desobstrução da via. Graças à intervenção, não houve agravamento da erosão durante a chuva do fim de semana, reforçando a importância das bacias de amortecimento, cuja função é reter a água da chuva e controlar a vazão para evitar danos maiores.
“Nossa gestão tem atuado de forma rápida e eficiente para garantir a segurança da população e a preservação da infraestrutura da cidade. Mesmo em feriado, nossas equipes estavam nas ruas para restabelecer o tráfego e minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas”, destacou a prefeita Adriane Lopes.
As equipes da Sisep continuam com os serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas da Chácara dos Poderes e nas vias não pavimentadas do Jardim Noroeste, área de origem de boa parte da água que escoa para a região.