O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande (SECCG) fiscaliza comércio (central e shopping centers) para impedir que empresas segurem funcionários depois do fechamento das lojas. A ideia é evitar o que alguns comerciantes sempre fazem nesse período de horário estendido de funcionamento do comércio, segurando empregados por mais de hora depois do acordo de fechamento das empresas.
De acordo com o presidente do SECCG e da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima, a loja que agir dessa forma será primeiramente notificada imediatamente. “Quem não suspender imediatamente essa exploração extra de jornada será notificado ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul.
O comércio está funcionando em horário especial neste mês de dezembro e sua preocupação se estende principalmente como o período de 17 a 23 de dezembro, nos shoppings centers, quando o comércio vai até às 23 horas. “Se as empresas segurarem os funcionários depois desse horário, terão dificuldade de conseguirem transporte coletivo para retorno às suas casas, correndo sérios riscos pelas ruas”, afirma.
O sindicato espera também que os empresários façam as devidas contratações de temporários para não sobrecarregar os funcionários do comércio. Informa também que os revezamentos são necessários para o descanso dos empregados.
Horário
Os comerciários de Campo Grande devem obedecer aos seguintes horários nesse mês de dezembro: Até sábado (5), o comércio central vai até às 19 horas; A partir de segunda-feira (7), as lojas do centro ficarão abertas até às 20 horas. Isto, até o dia 12 de dezembro e de 14 a 19 de dezembro, até às 22 horas. De 21 a 23, atém até às 22 horas e nos domingos dias 6, 13, 20 e 27, até às 18 horas, exceto os Shoppings e lojas localizadas em centros comerciais. De 17 a 23 de dezembro, o comércio, nos shoppings centers e centros comerciais funcionarão até às 23 horas.