Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025


Saúde e Bem Estar Domingo, 03 de Agosto de 2025, 11:01 - A | A

Domingo, 03 de Agosto de 2025, 11h:01 - A | A

Mato Grosso do Sul

Vacinação antirrábica começa na segunda em Campo Grande com meta de imunizar 180 mil animais

Campanha terá visitas domiciliares em toda a cidade e dois “Dias D” de vacinação; ação começa pela Região Urbana do Segredo

Elaine Oliveira
Capital News

A campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos terá início nesta segunda-feira (4) em Campo Grande, começando pela Região Urbana do Segredo. A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), tem como objetivo imunizar cerca de 180 mil animais em toda a cidade.

Para isso, 64 agentes de endemias, divididos em duplas, percorrerão aproximadamente 300 mil imóveis em visitas domiciliares. Caso os moradores não estejam presentes no momento da visita, a equipe deixará um recado com instruções para que o tutor leve o animal até a sede do CCZ para ser vacinado.

A raiva é uma doença viral grave e quase sempre fatal, tanto em humanos quanto em animais, e a vacinação é a principal forma de prevenção. “Somente neste ano, foram registrados nove casos de morcegos positivos para a raiva em Campo Grande. Por isso, é essencial que os animais domésticos sejam vacinados”, alerta a médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha.

Segundo a veterinária, cães e gatos costumam interagir com morcegos encontrados em situações incomuns, como caídos no chão ou com dificuldade de locomoção, o que aumenta o risco de contaminação.

Além das visitas domiciliares, a campanha contará com dois “Dias D” de vacinação, que serão realizados em pontos estratégicos da cidade. As datas e locais serão divulgados pela CCZ nas próximas semanas. A vacinação também pode ser feita diretamente na sede do CCZ, todos os dias úteis.

O lançamento oficial da campanha acontecerá às 8h no Parque Tarsila do Amaral, de onde as equipes partirão para iniciar as visitas e a imunização dos animais. A participação dos tutores é fundamental para garantir a saúde dos pets e a segurança de toda a população.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS