Mato Grosso do Sul recebeu um novo lote com 20 doses do antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol. Essas unidades fazem parte da distribuição nacional de 2.500 ampolas destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que começa a reforçar o combate aos casos recentes de intoxicação por bebidas adulteradas.
A entrega faz parte de uma ação coordenada pelo Ministério da Saúde, que priorizou os estados com maior número de registros, mas garante o fornecimento para todo o país. Um estoque estratégico com mil ampolas permanece reservado para futuras emergências, garantindo o abastecimento contínuo das unidades de saúde.
O medicamento, adquirido com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e autorizado rapidamente pela Anvisa, é uma alternativa ao etanol farmacêutico, que já está disponível em Mato Grosso do Sul para os casos de intoxicação por metanol. A secretária de Vigilância em Saúde destacou a importância do novo antídoto no tratamento.
O Ministério reforça que o uso do fomepizol e do etanol deve ser sempre feito sob prescrição e acompanhamento médico. A população não deve tentar obter ou usar esses medicamentos por conta própria, pois o tratamento exige cuidados específicos em ambiente hospitalar.