Campo Grande 00:00:00 Domingo, 25 de Maio de 2025


Saúde e Bem Estar Domingo, 25 de Maio de 2025, 14:55 - A | A

Domingo, 25 de Maio de 2025, 14h:55 - A | A

Atenção

Mato Grosso do Sul registra segundo caso de febre Oropouche em 2025

Estado confirma transmissão ativa da doença viral

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul registrou mais um caso de febre Oropouche no início de abril, envolvendo um jovem entre 20 e 29 anos. Essa é a segunda ocorrência confirmada no estado, sendo o primeiro caso registrado em junho de 2024 em uma mulher de 42 anos, moradora de Campo Grande.

Segundo o último informe do Centro de Operações de Emergências (COE) para Dengue e Arboviroses, a febre Oropouche está com transmissão ativa em Mato Grosso do Sul, entre outros estados do Brasil. Até a semana epidemiológica 19, foram confirmados mais de 10 mil casos no país, com aumento de 56,4% em relação ao ano passado.

A doença é transmitida pelo “mosquito-pólvora” e causa sintomas como dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, náusea e diarreia. Para prevenir a infecção, recomenda-se evitar a exposição ao mosquito no fim da tarde, usar roupas que cubram o corpo e manter janelas fechadas.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi procurada para fornecer mais detalhes sobre o novo caso, mas ainda não enviou retorno. A população deve seguir as orientações para se proteger e evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS