Na primeira semana de agosto, o Projeto 'MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas' atingiu um marco importante ao realizar mais de 240 cirurgias oftalmológicas em Mato Grosso do Sul. Esse projeto está levando atendimento de qualidade aos pacientes de 14 municípios do Estado, promovendo avanços no sistema de saúde local.
A iniciativa se concentrou em oferecer serviços oftalmológicos essenciais, com foco particular nas cirurgias de catarata e de Pterígio. Durante os dias 1º, 2 e 3 de agosto, a Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santa Rita do Pardo, realizou 133 cirurgias de catarata, proporcionando aos pacientes um tratamento eficiente e rápido.
Esse esforço não se limitou a apenas um município, uma vez que os mutirões oftalmológicos beneficiaram pacientes de uma série de cidades, incluindo Paranaíba, Bodoquena, Terenos, Iguatemi, Japorã, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Alcinópolis, Amambai, Vicentina, Água Clara, Taquarussu, Anaurilândia e Batayporã.
No último final de semana (dias 5 e 6), no município de Bataguassu, mais 115 pacientes foram submetidos a cirurgias de Pterígio na Santa Casa local, demonstrando um compromisso contínuo em alcançar diversas comunidades. O projeto, liderado pela superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Maria Angélica Benetasso, tem se destacado pela qualidade dos atendimentos e pela agilidade nas operações.
"A atenção oferecida foi rápida e humanizada. A presença de autoridades como os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, e da Casa Civil, Eduardo Rocha, enfatiza a importância do Projeto 'MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas', que já se provou um sucesso em diversos municípios", destacou Benetasso.
Na próxima quinzena de agosto serão realizadas as consultas de pré-operatório de catarata nos seguintes municípios: Sidrolândia (15 e 16 de agosto – 200 procedimentos de catarata e 200 de YAG laser (procedimento que remove manchas de uma estrutura do olho), Camapuã (17 de agosto – 150 cirurgia de catarata), Miranda (18 de agosto – 150 cirurgia de catarata), Bonito (19 de agosto – 150 cirurgia de catarata / 120 de YAG laser (procedimento que remove manchas de uma estrutura do olho). O objetivo é atender aproximadamente 970 pacientes oftalmológicos, mantendo o compromisso com a saúde ocular e o bem-estar da população.
Além das ações oftalmológicas, outras áreas da saúde também estão sendo beneficiadas. Na cidade de Maracaju, cirurgias ortopédicas foram realizadas no último final de semana, incluindo procedimentos como artroplastia total de quadril, reparo de menisco e colecistectomia. Já o município de Rio Brilhante se prepara para a realização de cirurgias de quadril e joelhos em 18 pacientes, que estão agendados para os dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, no Hospital Maternidade de Rio Brilhante.
Para o primeiro ano do Projeto MS Saúde, 37 estabelecimentos de Saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para cirurgias eletivas. Outros 34 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, são 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios credenciados para cirurgias eletivas.
O Projeto MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios para garantir 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, como oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia. Também estão previstos 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros. O investimento que possibilita o projeto é composto por R$ 45 milhões do Governo do Estado e R$ 7,9 milhões de recursos federais.