Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 15:42 - A | A

Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 15h:42 - A | A

Ambiental MS Pantanal

Novo ciclo de obras de esgoto beneficiará 50 mil famílias em Mato Grosso do Sul

Obras de esgoto vão conectar 18 mil residências em 5 municípios de Mato Grosso do Sul até novembro

Viviane Freitas
Capital News

A Ambiental MS Pantanal, responsável pelo esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul, iniciou um novo ciclo de obras que deve beneficiar 50 mil famílias no estado. O objetivo é expandir a rede de esgoto em vários municípios sul-mato-grossenses, com a previsão de instalação de 325 quilômetros de rede coletora. As obras fazem parte de uma parceria público-privada (PPP) entre a empresa, a Sanesul e o Grupo Aegea.

As cidades de Sete Quedas, Selvíria, Sonora, Rio Verde e Eldorado serão atendidas nesta fase, conectando aproximadamente 18 mil residências ao sistema de esgoto. O diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim, afirmou que a meta é ampliar a cobertura do saneamento básico de 68% para 86% até abril de 2026, beneficiando mais de 206 mil pessoas no estado.

Além da implantação das redes de esgoto, a obra inclui a recomposição asfáltica das vias afetadas, o que deve ocorrer de forma gradativa após a conclusão de cada trecho. A PPP tem como objetivo universalizar o saneamento básico em Mato Grosso do Sul até 2031, com investimentos voltados para a coleta e o tratamento de esgoto.

Desde o início da operação, em 2022, já foram instalados 522 quilômetros de rede, atendendo 78 mil pessoas em 20 municípios. O impacto positivo no sistema de saúde também é destacado, já que cada R$ 1 investido em saneamento economiza R$ 4 com gastos em saúde, ajudando no combate a doenças relacionadas à falta de saneamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS