A semana começou com alerta da Defesa Civil de Campo Grande sobre os riscos provocados pela intensa frente fria que atinge a cidade a partir desta terça-feira (27). O órgão municipal destaca que o frio pode causar hipotermia e até mortes, principalmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social, crianças, idosos, doentes e até animais.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Capital entra em alerta vermelho devido à queda brusca de temperatura, com aviso válido até quinta-feira (29). Já na sexta-feira (30), os termômetros podem registrar mínima de apenas 5°C — uma das menores do ano.
A Defesa Civil alerta que o frio extremo exige atenção redobrada, principalmente com quem tem menos condições de se proteger. “Crianças, idosos, doentes e pessoas em situação de rua são os mais vulneráveis e precisam de cuidado especial nestes dias frios”, reforça o órgão.
Para proteger a população de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), irá intensificar as abordagens e oferecer abrigo. A população pode colaborar acionando as equipes pelos números (67) 99660-6539 e 99660-1469.
Em caso de emergências, os contatos são a Defesa Civil pelo 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a central 156 da Prefeitura de Campo Grande. Animais domésticos também precisam de abrigo e proteção contra o frio intenso.