Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 28 de Abril de 2023, 07:35 - A | A

Sexta-feira, 28 de Abril de 2023, 07h:35 - A | A

Situação crítica

Santa Casa continua sem receber novos pacientes por superlotação em Campo Grande

Capital enfrenta epidemia de dengue, que sobrecarrega o sistema de saúde

Viviane Silva
Capital News

Chico Ribeiro/Governo do MS

Santa Casa Campo Grande

Santa Casa de Campo Grande é uma das unidades hospitalares beneficiadas pela ação do Governo do Estado

A Santa Casa de Campo Grande resolveu dar continuidade na medida de restrição total de entrada de novos pacientes nesta segunda-feira (3) por conta da superlotação de leitos. Em nota enviada ao Capital News, o hospital informou que a situação está “extremamente crítica”.

 

"A situação de superlotação na Santa Casa de Campo Grande persiste e por meio do Diretor Técnico, daremos continuidade na medida de restrição total de entrada de novos pacientes na Instituição a partir das 16h desta quinta-feira, dia 27 de abril de 2023, pelas próximas 12h, podendo ainda ser prorrogado até que se resolva minimamente a questão", diz nota.

 

Ainda conforme a Santa Casa, neste momento o hospital está com 74 pacientes acima da sua capacidade técnica no Pronto-socorro adulto, sendo 40 internados na área verde e 13 na área vermelha, locais estes com capacidade de apenas 7 e 6 leitos, respectivamente. A instituição não dispõe de mais leitos que possam atender a demanda e não há espaço físico suficiente, o que obrigou a acomodar pacientes nos corredores dos andares.

Conforme a nota, a previsão era de que mais 17 pacientes chegassem. "Estão sendo encaminhados mesmo sabendo da restrição deste recebimento sob o risco de desassistência. Ainda temos dois contra fluxos do andar, ou seja, pacientes precisando de CTI, mas que pela falta de vagas, vão para a vermelha, aumentando em mais dois pacientes graves nesta unidade.

Na linha pediátrica, a Santa Casa segue com 5 bebês intubados, onde deveriam ter no máximo 3 e um paciente que deveria estar na vermelha, mas não está por falta de espaço físico.

Assim, o hospital segue sem condições técnicas para receber pacientes de forma segura. O risco de desassistência é iminente e já foi notificado às autoridades envolvidas (SESAU, MP e CRM)", finaliza nota.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Sesau, que por meio de nota disse que "o  hospital entrou em contato com a solicitação de redução no número de encaminhamentos de pacientes ao local neste momento, visando reorganizar a distribuição e lotação dos leitos. Ciente da necessidade, a Secretaria de Saúde de Campo Grande irá direcionar os pacientes que têm agravos em que a Santa Casa não é referência no atendimento para outras unidades hospitalares.

Cabe ressaltar que não está suspenso ou restrito o atendimento aos pacientes, a Santa Casa continuará recebendo pacientes de agravos em que é referência, como traumas, por exemplo", conclui.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS