Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 02 de Julho de 2025


Cotidiano Terça-feira, 29 de Dezembro de 2020, 14:44 - A | A

Terça-feira, 29 de Dezembro de 2020, 14h:44 - A | A

Infraestrutura

Nova ponte vai encurtar trajeto para escoar produção de soja

A ponte de 44 metros fica sobre o Rio Anhanduí

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/PMCG

Nova ponte vai encurtar trajeto para escoar produção de soja

..

Após 4 meses de construção, está liberada para o tráfego a ponte de 44 metros sobre o Rio Anhanduí, no ramal da CG-342, uma estrada vicinal com 70 km de extensão que começa no núcleo urbano da Distrito de Anhanduí, às margens da BR-163, atravessa a região que concentra a maior produção agrícola da Capital com 12 mil hectares plantados de soja. 

 

A ponte, que substituiu a antiga, destruída em fevereiro numa ação de vândalos, liga Campo Grande ao município de Nova Alvorada do Sul. Se para quem mora na área urbana, a construção de uma ponte de madeira a 105 quilômetros de distância, num dos pontos mais extremo do território campo-grandense, passa despercebida, para quem mora na região é uma obra estratégica porque facilita os deslocamentos e o escoamento da produção agrícola. 

 

A travessia do Rio Anhandui neste ramal da CG-342, encurta em pelo menos 20 quilômetro o caminho até a BR-163-, por onde sai a soja, o milho, o gado para abate e vem os somos de produção, desde sementes, adubos, defensivos agrícolas e todo os insumos necessários a produção pecuária e de grãos. A ponte também é usada por jovens que fazem o ensino médio em escolas da cidade vizinha.

 

De acordo com a assessoria, no planejamento de 2021 da Prefeitura está prevista a construção de 6 pontes de concreto, com investimento de R$ 5 milhões, recurso alocado junto à Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste). As pontes estão projetadas   para serem construídas em três afluentes do Rio Anhanduí (na estrada vicinal CG-286); no Córrego Liso (CG-342); no Córrego Engano (CG-112) e no Córrego Lageado (CG-010).  Em parceria com o Governo Estado deve ser construída uma ponte de concreto, com 60 metros de extensão, na CG-284, proximidades do quilômetro 192 da BR-267.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS