A temporada 2025 da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense começa oficialmente a ser desenhada nesta quarta-feira (2), com a realização do Conselho Arbitral, às 14h, na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), em Campo Grande. O encontro convocado pelo Presidente Estevão Petrallás reunirá dirigentes e representantes dos clubes interessados em disputar a competição, que garante duas vagas para a elite estadual de 2026.
Pautas em discusão; Debate de regulamento, fórmula e calendário. Durante o arbitral, serão discutidos pontos fundamentais para a estrutura da competição, como:
Regulamento Geral
Fórmula de Disputa (fase única, grupos ou mata-mata)
Calendário oficial de jogos
Aspectos técnicos e operacionais (logística, inscrição de atletas, estádios e critérios de acesso)
Segundo a FFMS, a previsão de início da Série B é no último fim de semana de agosto, com término previsto para 2 de novembro.
“A Série B é o primeiro passo para muitos clubes que almejam retornar ou chegar à primeira divisão. Queremos construir uma competição equilibrada e valorizada. O arbitral é o momento de ouvir os clubes e definir juntos esse caminho”, afirmou o presidente da FFMS, Estevão Petrallás.
Clubes interessados e presença confirmada até o momento, nove equipes confirmaram presença no arbitral;
Novo FC (Sidrolândia), Taveirópolis (Campo Grande), São Gabriel (São Gabriel do Oeste), Bataguassu (Bataguassu), SERC Chapadão (Chapadão do Sul), Paranaíba EC (Paranaíba), Rio Pardo (Rio Pardo) e o Esporte Clube Comercial (Campo Grande), tradicional clube da capital e segundo maior campeão estadual, com nove títulos.
Outros clubes como Maracaju AC, Ponta Porã SE, EC Campo Grande, AA Moreninhas (Campo Grande) e Ubiratan EC (Dourados) ainda aguardam confirmação até a data do arbitral. A participação do tradicional Ubiratan, tricampeão sul-mato-grossense, depende da regularização de pendências técnicas e administrativas pelo seu Presidente Joaquim Soares.
A Série B de 2025 promete movimentar o futebol local, valorizando jovens talentos, clubes históricos e novas forças do interior.