Neste domingo (16), acontece às 14 horas, o XVII Processo de Seleção de Estagiários do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em quatro cidades do Estado. Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Coxim sediarão as provas de 1.879 candidatos.
Em Campo Grande, 944 candidatos disputam vagas para o curso de Direito sendo 304 para o matutino e 640 para o período vespertino. São Dourados 174 candidatos, sendo 72 para o período matutino e 102 para o vespertino. Em Três Lagoas, aparecem 43 candidatos, Naviraí com 33 e Coxim com 21. Há vagas para Arquitetura e Urbanismo, Administração, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.
Provas
De acordo com a organização, os locais da prova em Campo Grande serão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Unidade VII, em frente às quadras poliesportivas, acesso pelo portão 2 (Av. Costa e Silva), Cidade Universitária e no Complexo Multiuso, em frente as piscinas, também no Campus da UFMS e com acesso pelo portão 2.
Em Dourados, a prova acontece na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, na Av. Weimar Gonçalves Torres, 3447, Jardim Caramuru; em Três Lagoas, no Campus da UFMS daquela cidade, Unidade I, na Av. Cap. Olinto Mancini, 1662 – Colinos; e, em Coxim, também no Campus da UFMS daquela cidade, Estrada do Pantanal, Av. Márcio Lima Nantes, S/N - Vila da Barra.
A prova escrita terá duração de 3 (três) horas e compreenderá quarenta (40) questões objetivas, valendo vinte e cinco (0,25) décimos de pontos cada uma. Será objetiva e constará de 40 questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada, das quais constará uma única correta.
As vagas serão preenchidas durante o período de vigência do presente processo seletivo, mediante convocação dos candidatos aprovados, de acordo com a ordem de classificação e por turno escolhido para estagiar no momento da inscrição (matutino ou vespertino). Após a inscrição, em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de alteração do Turno (matutino ou vespertino) e da Comarca indicada para concorrer ao credenciamento.
Bolsa-Auxílio
Os estagiários de cursos de graduação em Direito terão, especificamente, carga horária de 20 (vinte) horas semanais, divididas em 4 (quatro) horas diárias, e bolsa-auxílio no valor de R$ 715,30 (setecentos e quinze reais e trinta centavos). Os estagiários dos demais cursos de graduação, terão carga horária de 25 (vinte e cinco) horas semanais, divididas em 5 (cinco) horas diárias, e bolsa-auxílio no valor de R$ 822,60 (oitocentos e vinte e dois reais e sessenta centavos).
Ainda de acordo com a organização, o estagiário terá direito ao auxílio-transporte, cujo valor corresponderá a 2 (duas) tarifas de transporte coletivo urbano por dia efetivamente estagiado, considerando a tarifa fixada na Capital como valor de referência. O período de estágio é de, no máximo, 2 (dois) anos e, no mínimo, 6 (seis) meses, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência que poderá atuar até a conclusão do curso.