Descubra como o estilo urbano influencia visuais criativos, valoriza o conforto e expressa personalidade por meio de combinações ousadas e cheias de identidade
Cada pessoa tem um jeito único de andar, falar, agir e de se expressar. Todas essas particularidades também se refletem na forma como cada indivíduo escolhe se vestir. Seja de um jeito mais clássico ou menos tradicional, a moda e as combinações de roupas são capazes de demonstrar muito da personalidade de cada um.
Com muita identidade e capaz de transparecer todo o estilo de um mundo mais urbano e cheio de diferentes culturas, o street style vem conquistando cada vez mais espaço. Despojado, criativo e podendo ser adaptado por quem usa, essa proposta combina peças confortáveis, moda das ruas e se destaca justamente pela capacidade de tornar cada look único.
Origem do estilo street
A origem do estilo é um pouco incerta. Alguns registros dizem que tudo começou quando o fotógrafo do New York Times, Bill Cunningham, começou a fazer publicações de fotografias de pessoas andando pelas ruas de Nova York na década de 70.
Essas fotos formaram registros sobre como as pessoas se vestiam, unindo conforto e mistura de estilos que iam além das grandes marcas e beirando um pouco a excentricidade. Dizem que foi aí que o street style nasceu e ganhou reconhecimento até chegar às passarelas, por volta dos anos 90, com a ascensão de grandes nomes do rap.
Outros registros apontam que a origem veio de lugares mais específicos, como a moda dos guetos de Nova York, onde a cultura do hip-hop estava em ascensão no início dos anos 80.
A incerteza de sua origem é tanta que há pesquisas que mostram indícios de roupas utilitárias, peças de brechós e demais característica dessa proposta lá pelos anos 40, logo após a Segunda Guerra Mundial, onde houve uma escassez de matéria-prima que fez com o mundo da moda passasse por uma transformação.
Quais suas características?
A principal característica desse estilo está justamente na capacidade em adicionar peças confortáveis e versáteis, com uma inspiração do estilo encontrado nas grandes cidades e suas subculturas.
A influência que o urbano traz está em tornar o visual marcante e propor uma experimentação principalmente através de combinações, onde há liberdade para que cada um possa se expressar através da moda.
Ou seja, não existem muitas regras para criar um estilo street, mas algumas peças ganham destaque justamente por unir características já citadas. Por isso, é comum encontrar pessoas adeptas ao estilo usando calças com modelagens largas, sobreposições, peças oversized, tênis, coturnos e acessórios como bonés e pochetes.
Como compor looks street?
Por ser um estilo sem normas, a atitude é o principal ingrediente para compor qualquer look. A ideia é se inspirar em elementos que normalmente são encontrados pelas ruas, como galerias de arte, exposições, shows musicais, artistas de rua e até mesmo o esporte urbano, como o basquete.
A combinação pode ser feita com peças que conversem entre si, como calça jeans, camiseta e boné ou mesmo passar por combinações menos prováveis, como saia de tule e t-shirt oversized. Uma dica para compor qualquer look é apostar em estampas, grafismos e logomarcas, transparecendo a identidade cultural de quem usa.
Além disso, o que não pode faltar em nenhuma dessas combinações é o conforto. Juntar peças estilosas e confortáveis é o que dá o toque para o visual. Por isso, é comum nos pés usar um tênis streetwear, que é capaz de compor desde os looks mais básicos até propostas mais ousadas.
Por fim, nesse estilo a regra do “menos é mais” torna-se inválida. Aqui, quanto mais acessórios e estampas, melhor! Incrementar uma base neutra e monocromática com terceira peça, acessórios e maquiagem, pode dar o toque final para a produção.