A Polícia Militar Ambiental (PMA), com o apoio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), realizou a Operação Focus em todo o Estado, aplicando multas que somam R$ 1,9 milhão por danos ambientais causados por queimadas ilegais. Desde o início da operação, em agosto, foram realizadas 59 vistorias, com 15 autos de infração registrados.
A fiscalização identificou 557,51 hectares queimados ilegalmente em propriedades rurais, com multas que chegam a quase R$ 2 milhões. Utilizando tecnologia de geoprocessamento, o Imasul já havia identificado, entre janeiro e julho, mais de 500 focos de queimadas sem autorização ambiental.
Além da aplicação de multas, a PMA apreendeu diversos equipamentos utilizados nas queimadas e notificou os responsáveis. O trabalho de fiscalização e recuperação das áreas afetadas segue por todo o território de Mato Grosso do Sul, com a operação estendida até o final de dezembro na região do Pantanal.
“A Operação Focus é uma resposta eficaz para combater as queimadas ilegais e preservar o meio ambiente, com a cooperação entre diversas agências e o uso de inteligência geográfica”, disse a PMA.