Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Julho de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023, 15:31 - A | A

Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023, 15h:31 - A | A

DESAFIO

Marcelo Miranda e o grande desafio que une três Fundações em Mato Grosso do Sul

Nova secretaria do Estado contempla Turismo, Esporte , Cultura e Cidadania

Vivianne Nunes
Capital News

Deurico/Capital News

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda deixou a Fundesporte para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa

Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania. A nova Secretaria de Estado agora contempla todas essas áreas em uma só e o nome escolhido para essa empreitada, é de alguém com experiência de pelo menos oito anos frente a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda. 

 

A nova sigla, Setescc traz uma visão ampla do desporto e é considerada por Marcelo Miranda, um dos grandes desafios do novo momento do governo. Nesta quarta-feira (18) o site oficial do governo do Estado publicou uma entrevista especial com o novo secretário. 

 

“Nesses oito anos trabalhando especificamente com a política pública de esporte, foi de uma forma muito transversal. O esporte tem essa característica. É uma das ações mais transversais do Governo que me possibilitou essa interlocução com diversos setores do governo. Inclusive propusemos uma transversalidade maior a outras pastas em função das nossas ações no esporte. Esse é o grande objetivo desse momento, fazer a interlocução com todos os públicos do Estado para que a gente possa exercer essa transversalidade e garantir que as entregas que o governo faz para a população chegue em todas as comunidades”, afirmou. 

 

A Setescc possui oito subsecretarias e três fundações no "guarda-chuva" e o objetivo dessa gestão é criar condições, respeitar a autonomia, o orçamento próprio das três fundações e fazer a interlocução entre as subsecretarias. 

 

“Esse é o nosso grande objetivo, criar uma estrutura administrativa para dar suporte, principalmente para subsecretarias que têm uma dependência direta da Setescc, e exercer essa interlocução entre as três fundações e com as demais áreas do governo. Isso visa garantir serviços de qualidade tanto nas subsecretarias como nas fundações, e a interação com as outras áreas”, afirmou. 

 

Primeiros desafios

Segundo o secretário, entre as grandes preocupações desta pasta está a democratização do acesso, principalmente na área da cultura, a todos os artistas de Mato Grosso do Sul. ”Também temos que fomentar a valorização da cultura regional e vamos trabalhar através da capacitação desses atores da cultura, capacitação dos gestores municipais’, informou. 

 

Miranda destaca ainda a importância de desburocratizar editais do FIC [Fundo de Investimentos Culturais] como forma de dar acesso à população.

 

Secretaria que Humaniza o governo

Para Marcelo, a Setescc é uma das secretarias que mais humaniza o governo e os quatro pilares que são um Estado mais inclusivo, próspero, verde e digital. “Eu vou dar como exemplo a questão dos editais, tanto do FIC como do esporte, do turismo. Nós temos agora que digitalizar esses processos, proporcionando que todos os sul-mato-grossenses tenham acesso a esses editais, democratizando o acesso a eles. Em qualquer cidade do Mato Grosso do Sul, na sua casa, na sua tranquilidade, você vai ter possibilidade de participar dos editais, garantindo assim o acesso a toda a população”, afirmou o secretário.

 

Turismo

Mais uma vez o secretário cita a importância da transversalização de ações também na área do turismo. Isso envolve uma preocupação com a ampliação das pastas já que o turismo também agrega muitos eventos esportivos e culturais em cidades do interior. Daí a importância de interligar as pastas. 

 

“Precisamos nos preocupar também com a ampliação dos nossos roteiros turísticos no Mato Grosso do Sul, sair daquelas rotas tradicionais fazendo a ligação com a cultura e o esporte. Outro exemplo que posso citar são rotas interessantíssimas que temos, como a Retirada da Laguna e a Rota das Monções, que possuem apelo cultural muito grande, fazem parte da nossa história, e podemos unir turismo, cultura e esporte, gerando novos fluxos turísticos, incentivando o turismo em outras regiões onde ainda não são tradicionais em Mato Grosso do Sul nesse setor.”, afirmou. 

 

Na área da cidadania, Marcelo Miranda fala sobre o combate a todo tipo de discriminação e intolerância. Para a cultura, uma equipe técnica está sendo montada junto a Fundação que terá autonomia financeira e administrativa, primando pela capacitação dos gestores, dos artistas locais para que possam participar de editais, além de desburocratizar os processos e digitalizar editais. 

 

Marcelo Miranda é um nome consolidado no esporte, foi treinador de handebol (vice-campeão nacional em 1989) e um dos pioneiros na implantação do curso de Bacharelado de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), além de membro efetivo do Conselho Federal de Educação Física, representando Mato Grosso do Sul. (Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS