Campo Grande 00:00:00 Sábado, 20 de Setembro de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 16 de Março de 2009, 16:30 - A | A

Segunda-feira, 16 de Março de 2009, 16h:30 - A | A

Mais um morre vítima de infecção generalizada no HU

Da Redação (LM)

O surto da bactéria no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Universitário (HU) fez mais uma vítima. Arlan Ortega, de 43 anos, morreu na noite desse domingo (15) com infecção generalizada. É a segunda morte dentro do CTI desde a descoberta da bactéria, resistente à antibióticos.

Na semana passada, um idoso de 76 anos, também morreu. Três pacientes infectados continuam internados. O CTI ainda está interditado por tempo indeterminado. Amanhã, a comissão de controle de infecção hospitalar do HU vai se reunir para analisar dados e verificar a possibilidade de abrir vaga no CTI.

Após a interdição de oito leitos do Hospital Universitário, na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde cogitou recorrer à rede particular para internar pacientes que precisem de atendimento nos Centros de Terapia Intensiva (CTI). Segundo a secretaria, todos os hospitais do SUS que possuem CTI's já estão superlotados.

A Secretaria Estadual de Saúde está em alerta com o fechamento dos 8 leitos de CTI do Hospital Universitário por causa da contaminação de pacientes. A decisão foi aprovada, mas por outro lado é motivo de preocupação.

A interdição dos leitos de CTI do HU agrava a situação no Estado, já que também não há vagas na Santa Casa e nem no Hospital Regional. Na Santa Casa, por exemplo, dois pacientes estão no pronto-socorro à espera de leitos no CTI.

São 17 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e seis particulares. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o CTI sempre funciona no limite da capacidade. Diante da demanda sempre alta por CTI, a Secretaria Estadual de Saúde anuncia novos leitos. (Com MS Record)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS