A segunda fase do programa que visa acabar com a circulação de dinheiro nos ônibus urbanos em Campo Grande, começou a valer hoje, dia 1º de novembro.
Mais 17 linhas passaram a operar apenas com o uso do cartão eletrônico. Até janeiro do ano que vem 100% do sistema deixará de operar com a utilização de dinheiro.
A proibição de uso de dinheiro nos ônibus está prevista em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Assetur, empresas concessionárias, Ministério Público e prefeitura.
Pelo acordo, o fim de dinheiro nos ônibus ocorrerá de forma gradual até janeiro do ano que vem quando 100% da frota somente aceitará cartão eletrônico. Saiba mais sobre o TAC em notícia vinculada ao final do texto.
O pagamento com o uso do cartão começou a ser obrigatório no dia 26 de agosto, com os ônibus articulados. Com a ampliação de hoje, a regra passa a valer para 36% da frota de ônibus.
Mais segurança
O objetivo é acabar com os assaltos no interior dos coletivos, proporcionando maior segurança a motoristas e clientes.
Conforme nota divulgada hoje pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur), na primeira quinzena do mês de setembro, logo após o começo da implantação do sistema, foram registrados 13 ocorrências, contra 30 no mesmo período de 2010.
“Não queremos dizer que só o cartão foi responsável por toda a queda, mas que ele foi determinante, não temos dúvida disso”, destaca nota da Assetur.
A partir de hoje, a obrigatoriedade do cartão passou a valer para as linhas 51, 61, 62, 64, 65, 70, 72, 73, 74, 75, 76, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89. Todas fazem o trajeto entre terminais, e são identificadas pela cor vermelha.
Para atender os clientes, o número de postos de venda do cartão já passa de 900. Também é possível solicitar o cartão pela internet, no site www.assetur.com.br.