A partir de agora, para evitar fraudes e assegurar o direito da população foi instituído o Sistema de identificação facial do beneficiado pela isenção tarifária do transporte coletivo de Campo Grande, por meio do decreto nº 12.698, publicado no dia 7 de agosto deste ano. O diretor de Transporte da Agetran, Janine de Lima Bruno e o diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende Filho explicaram durante coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (12.08), que aproximadamente 210 mil passageiros trafegam por dia na Capital na frota de 593 veículos, sendo que do total, cerca de 25% tem isenção na tarifa.
Divulgação

Identificação facial do beneficiado com isenção de tarifa contribui para combater fraudes
De acordo com o decreto, o sistema consiste no registro do rosto do beneficiado para isenção ao apresentar o cartão no validador para garantir a passagem pela catraca dos ônibus, nas estações de embarque rápido e dos terminais de transbordo. Posteriormente, será feita uma conferência com as imagens existentes no banco de dados dos cadastros dos isentos.
No ano passado foram recolhidos 480 cartões por este tipo de ocorrência e, atualmente, há uma média de 120 fraudes ao mês. “O sistema já estava previsto desde o edital de licitação, como marco contratual. Nosso objetivo é fiscalizar o benefício da gratuidade e evitar irregularidades. Há cerca de 90 dias estava em fase de teste e já devemos operar oficialmente nos próximos dias”, destacou o diretor de transporte da Agetran, Janine de Lima.
O decreto explica que o beneficiado deve posicionar seu rosto em frente à câmera e não pode estar utilizando óculos escuros, bonés, boina, chapéu ou demais adornos que atrapalhem sua identificação. A pessoa com deficiência que tem direito a acompanhante poderá cadastrar até dois, sendo que apenas um deverá ser sua companhia por viagem. É obrigatório fazer o recadastramento dos deficientes até 31 de dezembro deste ano (para aqueles com direito a acompanhante) e até o final de 2016 (pessoa com deficiência sem direito a acompanhante). Já o cadastro dos estudantes e idosos serão atualizados como de costume, respectivamente, no final do período escolar e no prazo de renovação.
O fato é que a isenção tarifária impacta no cálculo final da tarifa. Atualmente, o maior grupo é formado por 50.484 mil idosos e são 49.276 mil estudantes com direito ao passe livre. Ainda são contemplados 5.047 deficientes sem acompanhantes, 3.697 deficientes com acompanhantes e 508 acompanhantes de cadeirantes. Outras 570 pessoas também estão com o benefício por determinação judicial, ou por serem líderes de bairro, ou clube de mães.
“Com as câmeras de vigilância instaladas, desde o final de 2014, já era possível fazermos essa fiscalização por amostragem. Agora, com o novo sistema, poderemos verificar as fraudes em 24h. Esse sistema já funciona em Dourados e tem surtido bons resultados. Assim como a retirada do dinheiro de papel em Campo Grande, nós fazemos uma mudança de cultura. É devagar, mas tudo dá certo no final e tem um resultado positivo”, avaliou o diretor do Consórcio Guaicurus, João Resende.