Após a interdição de oito leitos do Hospital Universitário, a Secretaria Estadual de Saúde vai recorrer à rede particular para internar pacientes que precisem de atendimento nos Centros de Terapia Intensiva (CTI). Segundo a secretaria, todos os hospitais do SUS que possuem C.T.I's já estão superlotados.
A Secretaria Estadual de Saúde está em alerta com o fechamento dos 8 leitos de CTI do Hospital Universitário por causa da contaminação de pacientes. A decisão foi aprovada, mas por outro lado é motivo de preocupação.
“Mais um complicador que vem para agravar o que estamos vivendo quanto ao leito de CTI’s. Mas detectar possíveis colônias de bactérias é muito bom e estamos fazendo isso”, afirma o diretor geral de atenção à saúde da SES, Antônio Lastória.
A interdição dos leitos de CTI do HU agrava a situação no Estado, já que também não há vagas na santa casa e nem no Hospital Regional. Na Santa Casa, por exemplo, dois pacientes estão no pronto-socorro à espera de leitos no CTI.
São 17 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e seis particulares. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o CTI sempre funciona no limite da capacidade. Diante da demanda sempre alta por CTI, a Secretaria Estadual de Saúde anuncia novos leitos.
Ao todo, 14 serão inaugurados em Dourados na próxima semana. Para o Hospital Regional estão previstas mais 10 vagas a partir de abril. E a santa casa deve inaugurar 15 leitos, mas ainda sem data marcada.
Enquanto isso, a Secretaria Estadual de Saúde montou um plano pra garantir o atendimento nos CTI's. “A gente tem procurado contornar isso com leitos privados, da rede privada, mas ainda não tivemos necessidades”, afirma Lastória.
Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os oito leitos interditados devem ser liberados até o início da próxima semana. (Com MS Record)