Divulgação

Pesquisa segue até o dia 7 de julho com usuários em mais seis terminais de ônibus, abrangendo todas as regiões do Estado
Visando a construção do Plano Diretor Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul (PDTC/MS), Governo do Estado realiza pesquisa de campo para coleta de informações, a qual, já está em andamento, desde o dia 26 de junho. Estão sendo feitas entrevistas presenciais com passageiros em quatro dos dez terminais definidos para o levantamento.
Os trabalhos começaram simultaneamente nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Jardim.
Entre os dias 30 de junho a 2 de julho as pesquisas serão realizadas nos terminais de Maracaju, Miranda e Naviraí. De 2 a 4 de julho a coleta de dados será em Coxim. De 4 a 6 de julho, o trabalho acontece em Nova Andradina, e de 4 a 7, em Três Lagoas.
Os terminais foram definidos no planejamento da pesquisa por serem os municípios que têm o maior número de linhas com início e/ou fim naquela localidade e que são representativos da região onde estão localizados.
A coordenação está sendo realizada por especialistas da consultoria contratada Gistran Gerenciamento de Informações e Sistemas de Transportes, e também sendo realizada por pessoal treinado e com experiência, além do apoio de fiscais da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan).
A pesquisa de campo terá uma segunda fase, com os pesquisadores embarcados, viajando nas linhas para coleta de outros dados.
Os dados coletados durante a pesquisa de campo, junto com o levantamento de dados nos sistemas da Agepan, fazem parte da primeira etapa de elaboração do Plano. Entre os questionamentos realizados aos usuários estão a Pesquisa Origem e Destino e a Pesquisa de Satisfação e Preferência.
Na primeira fase o objetivo é identificar informações como início e local de desembarque; motivação; se haverá continuidade da viagem utilizando uma outra modalidade; idade, faixa etária e renda média do entrevistado. Já na segunda expande o universo de levantamento, buscando a classificação da satisfação quanto a conforto, segurança, preço da passagem e horário oferecido, entre outros itens.