Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 01 de Julho de 2019, 12:08 - A | A

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019, 12h:08 - A | A

Plano Diretor

Governo realiza pesquisa para emenda do Plano Diretor de transportes em terminais

Pesquisa segue até o dia 7 de julho com usuários em mais seis terminais de ônibus, abrangendo todas as regiões do Estado

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Governo realiza pesquisa para emenda do Plano Diretor de transportes em terminais

Pesquisa segue até o dia 7 de julho com usuários em mais seis terminais de ônibus, abrangendo todas as regiões do Estado

 

Visando a construção do Plano Diretor Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul (PDTC/MS), Governo do Estado realiza pesquisa de campo para coleta de informações, a qual, já está em andamento, desde o dia 26 de junho. Estão sendo feitas entrevistas presenciais com passageiros em quatro dos dez terminais definidos para o levantamento.

 

Os trabalhos começaram simultaneamente nos municípios de Campo Grande, Dourados,  Ponta Porã e Jardim.

 

Entre os dias 30 de junho a 2 de julho as pesquisas serão realizadas nos terminais de Maracaju, Miranda e Naviraí. De 2 a 4 de julho a coleta de dados será em Coxim. De 4 a 6 de julho, o trabalho acontece em Nova Andradina, e de 4 a 7, em Três Lagoas.

 

Os terminais foram definidos no planejamento da pesquisa por serem os municípios que têm o maior número de linhas com início e/ou fim naquela localidade e que são representativos da região onde estão localizados.

 

A coordenação está sendo realizada por especialistas da consultoria contratada Gistran Gerenciamento de Informações e Sistemas de Transportes, e também sendo realizada por pessoal treinado e com experiência, além do apoio de fiscais da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan).

 

A pesquisa de campo terá uma segunda fase, com os pesquisadores embarcados, viajando nas linhas para coleta de outros dados.

 

Os dados coletados durante a pesquisa de campo, junto com o levantamento de dados nos sistemas da Agepan, fazem parte da primeira etapa de elaboração do Plano. Entre os questionamentos realizados aos usuários estão a Pesquisa Origem e Destino e a Pesquisa de Satisfação e Preferência.

 

Na primeira fase o objetivo é identificar informações como início e local de desembarque; motivação; se haverá continuidade da viagem utilizando uma outra modalidade; idade, faixa etária e renda média do entrevistado. Já na segunda expande o universo de levantamento, buscando a classificação da satisfação quanto a conforto, segurança, preço da passagem e horário oferecido, entre outros itens.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS