No Diário Oficial de hoje (21), foi publicada a nomeação dos representantes de quatro entidades não governamentais para compor o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul (Cedpi-MS). O Conselho é formado por 20 entidades, sendo dez governamentais e dez não governamentais.
No Diário Oficial do Estado (DO) de hoje (21), estão relacionadas as seguintes entidades, com seus representantes, para compor o Cedpi. São elas: Associação dos Amigos da Casa de Abraão (Casa de Abraão); Clube de Idosos Santa Terezinha dos Andes, de Campo Grande (MS); Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã I (CDDH/MS); Conselho Regional de Educação Física (CREF11/MS-MT).
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul é vinculado administrativamente à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), e tem como principais competências: convocar ordinariamente, a cada dois anos, e extraordinariamente, quando se fizer necessário, a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, incentivando a realização das conferências municipais, regionais ou reuniões ampliadas.
E, ainda, participar da elaboração das propostas orçamentárias anual e plurianual e eventuais alterações, zelando pela inclusão dessas propostas no orçamento governamental, observando as diretrizes orçamentárias; acompanhar o planejamento e avaliar a execução das políticas de apoio e assistência ao idoso no âmbito dos órgãos estaduais; propor estudos e pesquisas que objetivem a melhoria do atendimento das diferenciadas necessidades da pessoa idosa. (Com Assessoria)
.