Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, 17:38 - A | A

Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, 17h:38 - A | A

Projetos

Governo inicia estudos para construir centrais de energia solar

Com o intuito de viabilizar economia financeira ao Estado

Laryssa Maier
Capital News

Soninha Vill/GIZ

Bolsonaro responsabiliza Aneel para possível taxação

 

Mato Grosso do Sul começou a consolidar o projeto que se destina à construção de centrais de energia solar fotovoltaica que irão sustentar o abastecimento elétrico das unidades administrativas do Governo do Estado. A intenção do governador Reinaldo Azambuja é viabilizar economia financeira ao Estado, utilizando a energia sustentável para alcançar a eficiência energética nos órgãos e entidades do Poder Executivo.

 

Por meio do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), o Governo publicou, nessa sexta-feira (23.4), no Diário Oficial do Estado, o edital de chamamento público para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que orienta a elaboração de estudos técnicos que demonstrem a viabilidade de implantar, manter e operar centrais de energia elétrica fotovoltaica em Mato Grosso do Sul.

 

Entre os objetivos desta PPP (Parceria Público- Privada) estão a promoção de sustentabilidade, a geração de economia financeira e retorno econômico, o investimento em infraestrutura, o estímulo à redução do uso de combustíveis fósseis e, acima de tudo, a eficiência energética.

 

De acordo com a assessoria, a implantação deste projeto, o Estado vai seguir o exemplo e o pioneirismo de estados como Piauí, que implantou a maior usina solar do Brasil. Mato Grosso do Sul possui algumas unidades de captação de energia solar em grande escala, mas que não estão inseridas no âmbito da administração pública estadual.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS