Campo Grande Segunda-feira, 24 de Junho de 2024




Geral Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 18:22 - A | A

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 18h:22 - A | A

ASL

Sylvia Cesco assume Cadeira nº 37 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Durante a posse, Sylvia destacou os saberes femininos

Layane Costa
Capital News

Divulgação/ASL

Sylvia Cesco assume Cadeira nº 37 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Sylvia Cesco assume a Cadeira nº 37

A escritora Sylvia Cesco assumiu a Cadeira nº 37 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que anteriormente pertencia a Francisco Leal de Queiroz. A solenidade de posse como nova integrante entre os imortais da ASL, nessa quarta-feira (22) foi marcada pelos saberes femininos.

Sylvia prestou homenagem às mulheres acadêmicas da ASL e ressaltou que “as imortais aqui citadas, e agora eu, bem como todas as mulheres, estamos, há muito tempo, fazendo a diferença onde atuamos, nas funções que exercemos, nos cargos que assumimos”.

Segundo a nova imortal, “não tomem esta minha afirmação como tolo é mero discurso, mas como a constatação devidamente reconhecida e comprovada da participação feminina”, quando destacou ainda importantes saudosas personalidades para Mato Grosso do Sul como Maria da Glória Sá Rosa e Oliva Enciso, que já ocuparam cadeiras na ASL.

Em saudação oficial à Sylvia, a acadêmica Marisa Serrano destacou que “o amor de Sylvia Cesco pela cultura veio de longe e impregnou toda a sua vida. A cultura vista como o relacionamento com o outro, o ser e estar no mundo, numa visão de liberdade, mas também de pertencimento a este mundo”.

Sylvia Cesco

A escritora Sylvia Cesco é graduada em Letras Neolatinas e posteriormente em Pedagogia. Pós-graduada e especialização em Língua Portuguesa e especialização em Roteiro para Rádio, TV e Vídeo.

Sylvia é escritora com trabalhos como cronista e poeta, mas é autora e diretora de peça de teatro, letrista de músicas, e foi roteirista-auxiliar do filme “Nasce uma Estrela”, sobre Glauce Rocha.

Pauta Cultural

A solenidade de posse teve em sua pauta cultural apresentação artística da cantora lírica, Clarice Maciel e do músico e compositor, Odon Nacasato.

Divulgação/ASL

Sylvia Cesco assume Cadeira nº 37 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS