Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 30 de Setembro de 2025


Polícia Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 13:22 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 13h:22 - A | A

Queda do avião

Polícia aponta erro em pouso como causa de queda de avião no Mato Grosso do Sul

Delegada revela que aeronave atingiu árvore antes de explodir no Pantanal

Viviane Freitas
Capital News

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul apontou que a queda do avião no Pantanal no último dia 23 ocorreu após o piloto colidir a aeronave em uma árvore, durante uma tentativa de pouso fora do horário permitido. A informação foi confirmada pela delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco, com base na análise de vestígios e relatos colhidos no local da tragédia.

De acordo com a investigação, a primeira tentativa de aterrissagem aconteceu às 18h03, já após o pôr do sol. Sem visibilidade adequada e fora do horário regulamentar da pista, o piloto arremeteu e tentou novo pouso. Na segunda tentativa, a aeronave atingiu uma árvore a cerca de 20 metros de altura e explodiu logo depois.

A explosão carbonizou os corpos dos quatro ocupantes: o arquiteto chinês Kongjian Yu, o cineasta Luiz Fernando Feres, o fotógrafo Rubens Crispim Júnior e o piloto Marcelo Pereira de Barros. A liberação do corpo de Yu ainda depende de exames de DNA, já que o impacto comprometeu a identificação.

• Saiba mais sobre o Acidente aéreo com Kongjian Yu e Cineastas

A investigação é conduzida pelo Dracco em parceria com o Cenipa. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também identificou uma série de irregularidades na aeronave, que não estava autorizada a fazer voos noturnos e possuía histórico de uso indevido como táxi aéreo clandestino.

Reprodução/Redes Sociais; Academia Brasileira de Cinema; CAUBR

Piloto e mais três morrem em queda de avião no interior do Mato Grosso do Sul

Da esquerda para direita: Marcelo Pereira de Barros, piloto; proprietário da aeronave Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta; Kongjian Yu, chinês considerado um dos maiores arquitetos do mundo e Rubens Crispim Jr., cineasta

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS