Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Geral Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 18:56 - A | A

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 18h:56 - A | A

Premiação

Lacen de Mato Grosso do Sul recebeu prêmio na Anvisa

Laboratório foi reconhecido na categoria de Perfil Analítico

Mariana Piell
Capital News

Divulgação/SES

Lacen de Mato Grosso do Sul recebeu prêmio na Anvisa

Premiação do Lacen MS

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen MS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu o prêmio de reconhecimento nesta última terça-feira (16), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na categoria Laboratório com Perfil Analítico.

O Lacen MS faz parte da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) e realiza diagnósticos de interesse de Saúde Pública no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O escopo analítico implantado na gerência de Bromatologia e Química do Lacen MS prevê o atendimento aos Programas de Monitoramento nacional, estadual e municipais.

Tatiane Nantes de Almeida, gerente de Bromatologia e Química do Lacen MS, explica que a manutenção em ‘tempo real’ do perfil analítico contribui para o conhecimento da capacidade analítica da instituição a nível Nacional. “O acesso ao perfil disponibilizado no RNLVISA pode ser realizado pelos profissionais que atuam na área, bem como pela população usuária do SUS”.

O encontro dos Laboratórios Oficiais da RNLVISA foi promovido pela Anvisa e aconteceu nos dias 15 e 16 de abril, em Brasília. Durante o evento foram abordados os desafios e as perspectivas dos laboratórios oficiais para atender às funções regulatórias de "testes de laboratório" e "liberação de lotes de vacinas", necessárias para o Brasil se tornar autoridade listada da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foram reconhecidos e premiados laboratórios destaque em três categorias: Laboratório Inovador da RNLVISA, Laboratório Participante em Programas de Monitoramento da Qualidade Nacionais e Laboratórios com Perfil Analítico atualizado junto à Anvisa.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS