A frente fria que derrubou as temperaturas em Campo Grande nesta semana, com sensação térmica chegando a 1 °C, mobilizou uma força-tarefa de acolhimento à população em situação de rua. O Centro POP, referência no atendimento a esse público, funcionou em regime especial durante a ação “Inverno Acolhedor”, que montou um ponto de apoio no Parque Ayrton Senna entre quarta (28) e sábado (31).
Segundo a coordenadora do Centro POP, Akemi Albuquerque Higa, “a maioria dos usuários aceitou o acolhimento no Parque”, o que motivou a ampliação do horário de atendimento até as 20h, garantindo transporte e encaminhamento ao abrigo emergencial.
Apenas nesta semana, foram registrados 199 atendimentos técnicos e distribuídas 1.176 refeições — entre café da manhã, lanche e almoço — com apoio de instituições parceiras da Rede de Assistência Social. Ao todo, 133 pessoas foram encaminhadas para o ponto de apoio no parque, 24 para tratamento em comunidade terapêutica, 20 para a Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias com Crianças (UAIFA I) e 10 para a UAIFA II.
O Centro POP também manteve seus serviços essenciais neste sábado (31), com banho, lavanderia, guarda de pertences e duas refeições diárias. “Essa extensão do atendimento foi crucial para garantir o suporte contínuo aos assistidos, contando com o apoio fundamental do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), que realiza as solicitações de acolhimento quando necessário”, afirmou Akemi.
Com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e advogado, o Centro POP atua na construção de planos individualizados com foco na autonomia dos usuários, promovendo encaminhamentos para serviços de saúde, justiça e cidadania, como UPA, UBS, Defensoria Pública, Escritório Social, entre outros.
A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, ofertando alimentação, higiene, auxílio para emissão de documentos, oficinas e atividades de integração.
A população pode colaborar com as ações de acolhimento informando sobre pessoas em situação de rua e vulnerabilidade por meio dos telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou 156. As equipes do Seas atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana.