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Saúde e Bem Estar Domingo, 01 de Junho de 2025, 08:11 - A | A

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Cuidados

Frente fria mobiliza ação social e amplia atendimento do Centro POP

Durante o “Inverno Acolhedor”, 199 pessoas em situação de rua foram atendidas com alimentação, abrigo e suporte técnico

Elaine Oliveira
Capital News

A frente fria que derrubou as temperaturas em Campo Grande nesta semana, com sensação térmica chegando a 1 °C, mobilizou uma força-tarefa de acolhimento à população em situação de rua. O Centro POP, referência no atendimento a esse público, funcionou em regime especial durante a ação “Inverno Acolhedor”, que montou um ponto de apoio no Parque Ayrton Senna entre quarta (28) e sábado (31).

Divulgação

Frente fria mobiliza ação social e amplia atendimento do Centro POP

Frente fria mobiliza ação social e amplia atendimento do Centro POP

Segundo a coordenadora do Centro POP, Akemi Albuquerque Higa, “a maioria dos usuários aceitou o acolhimento no Parque”, o que motivou a ampliação do horário de atendimento até as 20h, garantindo transporte e encaminhamento ao abrigo emergencial.

Apenas nesta semana, foram registrados 199 atendimentos técnicos e distribuídas 1.176 refeições — entre café da manhã, lanche e almoço — com apoio de instituições parceiras da Rede de Assistência Social. Ao todo, 133 pessoas foram encaminhadas para o ponto de apoio no parque, 24 para tratamento em comunidade terapêutica, 20 para a Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias com Crianças (UAIFA I) e 10 para a UAIFA II.

O Centro POP também manteve seus serviços essenciais neste sábado (31), com banho, lavanderia, guarda de pertences e duas refeições diárias. “Essa extensão do atendimento foi crucial para garantir o suporte contínuo aos assistidos, contando com o apoio fundamental do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), que realiza as solicitações de acolhimento quando necessário”, afirmou Akemi.

Com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e advogado, o Centro POP atua na construção de planos individualizados com foco na autonomia dos usuários, promovendo encaminhamentos para serviços de saúde, justiça e cidadania, como UPA, UBS, Defensoria Pública, Escritório Social, entre outros.

A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, ofertando alimentação, higiene, auxílio para emissão de documentos, oficinas e atividades de integração.

A população pode colaborar com as ações de acolhimento informando sobre pessoas em situação de rua e vulnerabilidade por meio dos telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou 156. As equipes do Seas atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

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