Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 05 de Março de 2008, 07:34 - A | A

Quarta-feira, 05 de Março de 2008, 07h:34 - A | A

Fundação de Cultura promove Semana de Arte-educação em Assentamento

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Para fortalecer a cultura local, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) promove, de 6 à 9/3, a primeira Semana de Arte-educação, em parceria com a Associação de Moradores do Assentamento Campo Verde, em Terenos.

A Associação de Moradores do Assentamento Campo Verde tem 19 anos de existência e 90 famílias assentadas, e esta é a primeira vez em que os associados se mobilizam para fortalecer e difundir a cultura local. Vários eventos estão programados para a semana, dentre eles a inauguração de duas salas, uma de leitura, em parceria com a FCMS, que homenageia o presidente, Américo Calheiros, e a outra, de Inclusão Digital, executada em conjunto com os Correios e a Fundação Banco do Brasil (FBB), que leva o nome de Lino Garcia Borges, funcionário da FBB, responsável pela criação da sala de inclusão no Assentamento. "Estes nomes foram escolhidos por serem pessoas que deram respaldo para a conclusão do nosso projeto", afirmou o presidente da Associação do Assentamento Campo Verde, João Nogueira Meireles. Ao todo sete comunidades de assentados se beneficiarão das salas de leitura e inclusão social.

Criada para auxiliar os assentados na lida no campo, a Associação passou a ser um eixo de ações sociais, culturais e esportivas entre os assentamentos locais. "A Semana de Arte-Cultura servirá de exemplo para outros assentamentos firmarem parcerias e promover ações para o desenvolvimento da cultura. O evento não é apenas para nossa comunidade, todos nossos vizinhos estão convidados a participar das oficinas e usufruir das salas de inclusão e de Leitura", concluiu João Nogueira.

Segundo a Coordenadora de Projetos da Fundação de Cultura, Cláudia Medeiros, o programa tem a intenção de potencializar a cultura local. "Eles têm uma cultura única, e com esta Semana, por meio de oficinas, mini-cursos e apresentações culturais, podem difundir seus conhecimentos, desde sua culinária até a fabricação artesanal de queijo e artesanatos", explica. Além da culinária, a Associação tem ainda outras atividades dentro do assentamento, como produção de frango, bicho-da-seda e doces. A partir deste evento, de acordo com a Cláudia Medeiros, um dos objetivos é abrir um espaço para que as escolas levem o aluno a conhecer na prática o conceito de agricultura familiar.

Educação Ambiental

O Assentamento Campo Verde tem uma área destinada à reserva ambiental, e durante a semana de Arte-Educação serão feitos levantamentos dos tipos arbóreos existentes. Os visitantes serão convidados a participarem de atividades e visitas ao local de proteção. Será feito também um mutirão para a limpeza e conservação da área.

Programação

6/3

8h30 – Abertura do Evento: inauguração das salas de leitura e Inclusão digital.

9 horas – Apresentação da Orquestra de Violões de Campo Grande, Apresentação da Comunidade: Nossa História, Apresentação da Escola de assentamento Campo Grande

10h30 – Organização das Turmas para as oficinas

13 horas - Leitura infantil e montagem de peça teatral, Minicurso de computação (duas turmas).

19h30 – Rota CineMS: Mostra de filmes para mulheres

7/3

8 horas - Leitura infantil e montagem de peça teatral, Minicurso de computação, Oficina de Fabricação de doces, "Conhecendo Nossa Reserva"

13 horas - Leitura infantil e montagem de peça teatral, Minicurso de computação, Oficina de Costura. "Conhecendo Nossa Reserva"

8/3

8 horas - Leitura infantil e montagem de peça teatral, Minicurso de computação, Oficina de Requeijão, "Conhecendo Nossa Reserva".

13 horas - Leitura infantil e montagem de peça teatral, Minicurso de computação, Oficina de Costura. "Conhecendo Nossa Reserva".

9/3

8 horas - Finalização da Oficinas, Fabricação de Queijo

10 Horas – Exposição dos produtos.

13h30 – Encerramento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS