Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 15 de Junho de 2017, 07:19 - A | A

Quinta-feira, 15 de Junho de 2017, 07h:19 - A | A

Corpus Christi

Fieis acordam cedo para confeccionar tapete para a celebração de Corpus Christi

Gilmar Hernandes
Especial para o Capital News

Muitos fieis de todas as paróquias da Arquidiocese de Campo Grande estão desde cedo no Centro de Campo Grande confeccionando o tapete para a celebração de Corpus Christi, que será realizada a partir das 15 horas, no cruzamento entre a Avenida Mato Grosso e a 14 de Julho, iniciando com a missa, seguida da procissão com o santíssimo sacramento e terminando com a adoração ao santíssimo.

Divulgação/Arquidiocese

Feriado de Corpus Christi terá celebração e confecção dos tradicionais tapetes em Campo Grande

Procissão terá início com missa marcada para às 15h

 

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese, ainda pela manhã, o arcebispo metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa  e o auxiliar Dom Mariano Danecki, acompanhados de sacerdotes e diáconos visitam hospitais (Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário), penitenciária e unidade educacional com a presença do Santíssimo Sacramento.

Como gesto concreto, os fieis são convidados a ofertar alimentos não perecíveis, material de limpeza e produtos de higiene pessoal que serão doados para as entidades sociais Afrangel e Lar do Pequeno Assis. Ao longo da procissão haverá caixas dispostas para receberem as doações.

A celebração será transmitida pela TV Século 21, pelo Facebook e pelo site da arquidiocese de Campo Grande (www.arquidiocesedecampogrande.org.br), atendendo aos fieis que por ventura estarão impossibilitados de comparecer presencialmente à celebração.

A Igreja Católica celebra na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, a solenidade de Corpus Christi, uma menção a Quinta-feira Santa onde celebra a instituição da eucaristia. O nome Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração da Igreja.

Divulgação

Celebração de Corpus Christi terá tradicionais tapetes e missa no Centro da Capital

Confecção de tapetes terá início às 5 horas da manhã desta quinta-feira (15) em Campo Grande

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS