Novas denúncias de falta de merenda escolar em Centros de Educação Infantil (Ceinf) partiram da Câmara Municipal nesta quinta-feira (3). Os vereadores Elizeu Dionísio (PSL) e Carla Stephanini (PMDB) disseram que um Centro de Referência e Assistência Social (Cras) está sem carne, entre outros mantimentos, estão em falta há uma semana.
Temendo retaliações aos servidores, os vereadores mantiveram em sigilo o nome das instituições que denunciaram o problema, tendo em vista que as diretoras que fizeram as primeiras denúncias sobre a falta de alimentos estão respondendo a uma sindicância da prefeitura.
Funcionárias ainda alegam que a unidade só alimentou as crianças nesta quinta-feira (3) porque a diretora comprou comida com recursos do próprio bolso. O mesmo fato foi denunciado publicamente na rede social Facebook. Luciana Nasser declara em seu perfil que o Ceinf do Rita Vieira está sem alimentos há uma semana.
Contudo, outro fato grave foi passado à imprensa pelos vereadores. Fotos de um veículo Fiat Uno, com placas brancas, utilizadas em carros oficiais, exibem o transporte irregular de alimentos, inclusive perecíveis.
O vereador Elizeu Dionísio, que relatou a Comissão Parlamentar de Inquérito da Inadimplência, questionou o transporte, considerando que a empresa Salute, contratada emergencialmente pela prefeitura, deveria ser encarregada das entregas. “Se a prefeitura optou por contratar a Salute, porque as entregas estão sendo feitas dessa forma? E outra, se alegarem que não estava entregando, o que frango e outros alimentos estavam fazendo passeando em carros oficiais da prefeitura?”, ponderou.
Carla Stephanini frisou o que chamou de “perseguição das servidoras”, diretoras e merendeiras que apenas recebem o que lhes é entregue. “A prefeitura deveria sistematizar o que é comprado e o que é entregue, incluindo as condições dessas entregas. As servidoras não têm culpa, só recebem”

Outro questionamento é o por que de carros oficiais estarem transportando alimentos se a prefeitura contratou a Salute para prestar o serviço
Foto: Divulgação