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Gestão de Escola Pública

Mato Grosso do Sul debate desafios da gestão escolar em seminário do MEC

Secretário Hélio Daher destaca a necessidade de formação para diretores e a realidade das escolas em regiões remotas do estado

Viviane Freitas
Capital News

O secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no Seminário PNAEM, realizado na manhã de terça-feira (6), no Ministério da Educação, em Brasília. O evento teve como tema central a gestão da escola pública de Ensino Médio. Durante sua participação, Daher destacou os desafios enfrentados pelos diretores escolares no exercício de suas funções, especialmente no que diz respeito à administração de recursos e à gestão da merenda escolar.

Daher ressaltou a importância da formação específica para os gestores escolares, mencionando que muitos diretores são professores que não receberam preparo para atuar na área administrativa. Ele compartilhou sua própria experiência como professor de Geografia, afirmando que, embora se eleja com um projeto pedagógico, o diretor logo se depara com questões financeiras e burocráticas para as quais não foi treinado. Segundo ele, os desafios são constantes e coexistem com a necessidade de implementar políticas públicas educacionais.

O secretário também chamou atenção para a diversidade das realidades escolares no Brasil. Ele pontuou que as dificuldades enfrentadas por diretores vão muito além do que ocorre nas escolas urbanas, citando como exemplo instituições localizadas em regiões remotas, como o Pantanal, onde o acesso é limitado e a formação adequada se torna ainda mais essencial. Daher questionou como é possível esperar que esses profissionais implementem o Novo Ensino Médio sem o devido preparo.

Por fim, Hélio Daher destacou o papel fundamental das universidades na formação continuada dos gestores escolares. Para ele, essa parceria permite construir um aprendizado baseado na escuta ativa da realidade vivida nas escolas. Ele enfatizou que entender as dificuldades específicas de cada diretor é essencial para garantir a efetividade das políticas públicas educacionais. A mesa de abertura do seminário contou com a presença de representantes do MEC, da CAPES e da Anpae.

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