Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Julho de 2024


Educação Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 17:56 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 17h:56 - A | A

Saúde e Educação

Estudo que relaciona risco de fraturas em pessoas com HIV representa HU-UFGD em evento nacional

Pesquisa desenvolvida por bolsista do PIC foi selecionada em Seminário de Iniciação Científica realizado

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Seminário Hu UFGD

Seminário de Iniciação Científica do HU-UFGD/Ebserh 2023-2024 foi realizado no início de junho

Estudo que investiga a relação entre a sarcopenia e o risco de fraturas em pessoas vivendo com o vírus HIV foi selecionado para representar o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) no Seminário de Pesquisa da Ebserh Sede. A sarcopenia é associada geralmente a diminuição da força e da massa muscular e pode ocorrer de forma natural, com o avançar da idade, ou em adultos jovens em razão de fatores que podem iniciar ou acelerar essa perda.

Desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIC), o trabalho selecionado para representar o HU-UFGD no evento nacional foi a pesquisa intitulada “Relação entre a sarcopenia e o risco de fraturas em pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana: um estudo transversal” do bolsista Edivaldo Cangussu Meira Junior e orientado pela Dra. Maria Cláudia Bernardes Spexoto.

O estudo foi selecionado durante o segundo Seminário de Iniciação Científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Ebserh/HU-UFGD 2023-2024, realizado no início de junho, pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS) e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O bolsista Edivaldo compartilhou sua gratidão pela oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), descrevendo-o como uma experiência transformadora em sua formação acadêmica e pessoal. Ele destacou a importância da orientação da Dra. Maria Cláudia em todas as etapas do estudo, desde a formulação da hipótese até a análise dos resultados.

“A experiência no PIC foi essencial para o desenvolvimento de diversas competências fundamentais na minha formação. Melhorei significativamente minha escrita científica, aprendendo a comunicar resultados de pesquisa de maneira clara e precisa. Além disso, desenvolvi minha capacidade de interpretar, analisar e discutir dados, habilidades indispensáveis para qualquer pesquisador. Ser prestigiado como melhor trabalho científico desta edição do PIC do HU-UFGD é um estímulo adicional para continuar aprendendo e desenvolvendo pesquisas no âmbito acadêmico hospitalar”, comemorou o bolsista.

Ao destacar a importância do reconhecimento recebido, Maria Claúdia enfatizou que premiações como essa validam não apenas a qualidade do trabalho do bolsista, mas também a excelência do ensino e orientação fornecidos pelos docentes.

“Isso não apenas evidencia a importância do professor dentro da comunidade acadêmica, mas também pode atrair mais estudantes para seus projetos de pesquisa, aumentando a visibilidade e o prestígio da instituição em que trabalha. Além disso, esse tipo de reconhecimento pode abrir oportunidades para colaborações, financiamento de pesquisa e desenvolvimento de carreira, além da disseminação e impacto da sua pesquisa na comunidade científica e na sociedade em geral”, afirmou.

Divulgação

Seminário HU UFGD

Sete bolsistas apresentaram à banca examinadora os resultados de estudos desenvolvidos ao longo de 12 meses

Seminário de Iniciação Científica

A segunda edição do Seminário de Iniciação Científica é resultado do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Ebserh/HU-UFGD e visa divulgar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas que estiveram vinculados às bolsas de iniciação científica ao longo de 12 meses. O seminário também permite que os bolsistas compartilhem com a comunidade acadêmica e institucional os resultados das pesquisas desenvolvidas no período.

Desta vez, sete bolsistas do PIC apresentaram resultados de seus estudos com apresentações orais e avaliação de uma banca examinadora para escolha da pesquisa que irá representar o HU-UFGD no Seminário de Pesquisa da Ebserh Sede. Para a Chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa, Rita Mendes, as pesquisas atendem a demanda de auxiliar no aprimoramento da assistência do HU-UFGD. “Os resultados das pesquisas do PIC trouxeram diferentes reflexões de ações que podem ser implementadas na assistência”, acrescentou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS