Campo Grande Quinta-feira, 23 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 28 de Novembro de 2008, 16:35 - A | A

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2008, 16h:35 - A | A

Deficientes visuais poderão receber contas em braile

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A partir de agora, portadores de deficiência visual que moram em Mato Grosso do Sul podem receber a conta de telefone, com as principais informações em braile. Um direito garantido por lei.

Além da conta comum, emitida para todos os usuários da concessionária de telefonia de Mato Grosso do Sul, o deficiente visual vai ter o direito de receber uma folha em braile.

A gerente de empresa Cláudia de Freitas Gouveia conta que “o nome, o valor da fatura e data de vencimento serão em braile”.
Facilidade que deixa o telefonista Edson Ferreira mais independente dentro de casa. “É que assim eu não preciso depender da minha esposa e nem ninguém para saber o que eu recebo em casa”, afirma o telefonista Edson Ferreira.

A iniciativa de inclusão social já é desenvolvida em outros estados e está prevista no decreto federal 5296 de 2005. A lei estabelece uma série de meios de acessibilidade para os deficientes visuais. A mobilidade, o acesso à informação e a educação ainda são os principais problemas enfrentados pelos cegos.

“Nós temos buscado isso e reivindicado os nossos direitos e as empresas estão respondendo a isso. É uma luta Constante”, afirma A presidente Instituto Sul-mato-Grossense para Cegos (Ismac), Telma Nantes de Matos.

A solicitação da conta em braile pode ser feita a partir de hoje para usuários da empresa Brasil Telecom. Outras informações nos números 10314 e 1053. (Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS