Sábado, 04 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 02 de Junho de 2021, 12:49 - A | A

Quarta-feira, 02 de Junho de 2021, 12h:49 - A | A

Pandemia

Com UTIs lotadas,Mato Grosso do Sul encaminha pacientes para outro estado

Primeiro paciente é da cidade de Bonito e foi encaminhado para Rondônia

Elaine Silva
Capital News

Saul Schramm/Portal do MS

UTIs  Covid está perto de 100% na Capital, diz Geraldo Resende

Leitos de UTI

 

Foi anunciado na live desta quarta-feira (2), pelo secretário estadual de saúde (SES), Geraldo Resende, o primeiro paciente com covid-19 encaminhado para outro hospital devido a lotação em Mato Grosso do Sul.

O paciente da cidade de Bonito foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Porto Velho (Rondônia), na manhã desta quarta. De acordo com o secretário, o estado cedeu 10 vagas nas UTIs para ajudar Mato Grosso do Sul com os pacientes infectados por covid-19.

Além dessa transferência, Geraldo também anunciou a instalação de 10 leitos de UTI na cidade de Ponta Porã. Também há a possibilidade de abertura de mais 20 leitos, sendo 10 em Dourados e o restante em Três Lagoas. “Aceitamos a oferta de Rondônia e vamos aceitar também a ajuda humanitária que nos foi oferecida pelo Estado do Espírito Santo”, revelou o secretário, ressaltando quadro dramático que estamos vivendo. “Estamos batendo recordes de contaminação e mortes no País”, disse, chamando a atenção para a falta de colaboração dos cidadãos e cidadãs.

Segundo o boletim desta quarta, Mato Grosso do Sul tem 1.307 internados, sendo que 548 estão em leitos de UTI, 417 estão em leitos públicos e outros 131 estão  em hospitais privados,  759 estão em leitos clínicos, sendo que 583 estão internados pelo SUS e outros 176 em hospitais particulares. Em relação a taxa de ocupação nas quatro macrorregiões são em Campo Grande é 102%, Dourados 95%, Três Lagoas 99% e Corumbá 85%.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS