Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 06 de Maio de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 24 de Maio de 2012, 08:05 - A | A

Quinta-feira, 24 de Maio de 2012, 08h:05 - A | A

Campo Grande terá novos semáforos, câmeras e central de monitoramento do trânsito

S

A prefeitura deve concluir dentro de 45 dias, o processo de licitação para implantar uma central de monitoramento do trânsito, substituir 110 semáforos e adquirir cinco câmeras que serão usadas no controle do sistema viário, um investimento de R$ 12 milhões.

O sistema será ampliado com a implantação dos corredores exclusivo do transporte coletivo, que terão câmera para evitar a circulação de veículos de passeio. “As câmeras serão usadas basicamente como ferramenta de gerenciamento do sistema viário, não como elemento de prova para comprovar infrações de trânsito”, explica o diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior.

As câmeras vão ser instaladas em pontos críticos do trânsito, incluindo os cruzamentos das avenidas Mato Grosso e Via Parque; Afonso Pena com Rui Barbosa; Afonso Pena/Rubens Gil de Camillo e na avenida Eduardo Elias Zahran.

Segundo Janine Bruno, diretor de Trânsito da Agetran, na prática as câmeras vão permitir ações pontuais para garantir maior fluidez no trânsito. “Vamos poder regular o tempo dos semáforos conforme o fluxo do tráfego. Nos casos de acidentes ou mesmo de pane da sinalização, será possível deslocar um agente para orientar o trânsito no local”. Hoje a regulação semafórica é feita por meio de GPS.
A capital conta atualmente com 340 semáforos, desse total 110 serão substituídos por novos. “Nossa sinalização é antiga e, por isto, muito mais sujeita a panes, especialmente nos dias de chuva”, explica Janine. Os novos equipamentos vão garantir a expansão do sincronismo que já existe na área central da cidade.

Pró-Transporte

O projeto de modernização dos semáforos e a implantação da central de monitoramento do trânsito serão implantados por meio do programa do Ministério das Cidades, Pró-Transporte. A princípio a central funcionará na antiga sede da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agentran), próximo ao Horto Florestal.

O edital para licitação das obras de reforma do prédio, já foi publicado no Diário Oficial, desta quarta-feira (23).
 

Comente esta notícia

fernando 24/05/2012

Muito bom esse controle por câmeras nos corredores de transporte coletivo, mas será que vão fiscalizar os ônibus? que fazem o que querem e na hora que querem! pensem nisso.

positivo
0
negativo
0

1 comentários


Reportagem Especial LEIA MAIS