A Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos será lançada na próxima quinta-feira, dia 25. Em todo o país devem acontecer palestras e distribuição de panfletos com informações sobre a importância de salvar vidas pela doação. Na Capital, as palestras acontecerão na Santa Casa enquanto a distribuição de panfletos será nas ruas centrais da cidade, na sexta-feira dia 26.
De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplante, Claire Carmem Miozzo, a principal ação de um doador é comunicar a família o desejo de doar, porque mesmo com autorização impressa em documento, se a família não permitir a doação não é realizada. Claire diz ainda que a família precisa assinar um termo autorizando a retirada dos órgãos, na presença de duas testemunhas.
Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 300 pessoas na fila de espera por um rim, 140 aguardam córnea, 13 precisam de transplante de coração e duas necessitam de tecido músculo esquelético (ossos).
Este ano foram realizados 114 transplantes de córnea, 35 de rim e 11 de tecido músculo esquelético. Não foi feita nenhuma cirurgia para transplante de coração. Segundo a coordenadora de Central, o número de transplantes realizados é praticamente o mesmo em relação ao ano passado.
Mais informações sobre doação de órgãos podem ser obtidas na na Central de Transplante que funciona 24 horas por dia. Os telefones disponíveis são: 0800 647 1633 ou 3321 8877 ou ainda 3312 1400. (Com informações da assessoria)