Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 13 de Junho de 2022, 09:36 - A | A

Segunda-feira, 13 de Junho de 2022, 09h:36 - A | A

Proteção

Aumento nos casos de Covid preocupa e Secretaria reforça vacinação na Capital

Nesta segunda-feira a vacina é aplicada e mais de 40 pontos da Capital

Laura Holsback
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Campo Grande

Prorrogada, vacinação contra a gripe atinge só 30% do público alvo na Capital

.

Nas duas últimas semanas houve significativo aumento de novos casos da Covid-19 em Campo Grande e cidades do interior do Mato Grosso do Sul. Segundo último boletim epidemiológico divulgado no dia 7 de junho, foram 3.516 confirmações em uma semana, sendo 1.582 apenas na Capital. Para evitar outro colapso na saúde pública e até mesmo privada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) faz alerta reforçando a importância da vacinação. 

 

Em nota, a pasta informou que nesta segunda-feira (13) a vacina contra o coronavírus, assim como o imunizante que protege contra a gripe, podem ser encontrados em mais de 40 pontos, durante todo o dia. 

 

A primeira dose da vacina continua disponível para todas as pessoas com 5 anos ou mais.  Aqueles que precisam tomar a segunda dose devem ficar atentos à data descrita no comprovante de vacinação. A carteirinha pode ser consultada pelo site: http://vacina.campogrande.ms.gov.br.

 

A terceira dose está disponível para pessoas de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses, assim como pessoas de 12 a 17 anos com imunocomprometimentos vacinadas há 28 dias.

 

Já a quarta dose é voltada para pessoas de 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde de qualquer idade e pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais vacinados há quatro meses.

De acordo com a Sesau, 724,8 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose, representando 80% de toda a população campo-grandense. Destas, 687,4 mil receberam a segunda dose, 376,4 mil a terceira e 92,7 mil a quarta. Ao todo já foram aproximadamente 1,8 milhão de doses aplicadas.

 

O calendário  com os públicos e locais está disponível no site: http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.

 

Vacinação contra a Influenza

 

Devido a baixa procura pela vacina contra a Influenza, a campanha deste ano foi prorrogada e em Campo Grande segue até o próximo dia 24. Em dois meses, somente 33% da população alvo recebeu a vacina que protege contra os três tipos de vírus da gripe -  H1N1, H2N3 e Influenza B. Das mais de 295 mil pessoas que se enquadram para receber a dose neste momento, somente 99.907 procuraram por uma unidade de saúde, conforme a última parcial divulgada no dia 10 de junho.

 

Desde o início do ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por H3N2, a maioria no mês de janeiro. A vacina contra a Influenza está disponível em todas as unidades básicas e de saúde da família do Município. 

 

Integram o público-alvo: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS