A Prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus, em parceria com a empresa Moovit, lançaram nessa terça-feira (25),o aplicativo de celular que irá permitir aos usuários planejar as suas viagens com mais tranquilidade. O evento aconteceu na sede da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).
de acordo com a assessoria da prefitura, ao acessar o aplicativo, os usuários poderão obter informações sobre os 3900 pontos de embarque e desembarque, além da relação das 169 linhas, incluindo as 12 linhas executivas, que atendem esses locais. Numa segunda etapa da implantação, prevista para o prazo de 60 dias, os clientes do transporte coletivo terão acesso a informações sobre os horários programados dos ônibus que passam pelos principais pontos.
Na última fase, que deverá ser concluída em 90 dias, será possível o acesso a informações em tempo real a respeito da movimentação dos ônibus pelas ruas da Capital. Qualquer pessoa que possua o aplicativo no celular poderá saber o tempo de espera nos pontos e nos terminais e, dessa forma, planejar a viagem. Além disso, os pontos de venda de créditos também serão informados por meio do Moovit.
O desenvolvimento da plataforma na cidade foi feito pela comunidade de usuários com apoio da Moovit. Os estudantes Leonardo Bernardinelli, Cristiano Martins e Felipe Ribeiro e demais participantes, descobriram a empresa por meio das redes sociais. Eles se uniram para a realização desse trabalho e contaram com a ferramenta disponibilizada pelo app nesse processo. “Sempre quis, de alguma forma, poder ajudar a melhorar o transporte coletivo de Campo Grande e, ao descobrir que existia esse apoio do Moovit e outras pessoas que gostariam de contribuir para isso, entrei logo em contato com elas para colocarmos o projeto em prática”, afirma Cristiano Martins.
Modernização e Tecnologia
A implantação da bilhetagem eletrônica, o monitoramento dos ônibus via GPS e a instalação de redes wi-fi em parte da frota e também nos terminais, a partir de agora, garantirão o acesso dos usuários ao Moovit na Capital. “O Consórcio Guaicurus disponibilizará técnicos que irão manter a atualização dos dados a respeito dos itinerários, pontos de paradas e horários dos ônibus, bem como a disponibilização dos sistemas de informação para que o Moovit possa ter acesso aos dados de GPS dos veículos em tempo real. É a população que ganha com essa tecnologia”, explicou João Rezende Filho, diretor do consórcio.
Moovit
O Moovit é um dos maiores aplicativos de mobilidade urbana do mundo e tem como tema “Tudo o que o passageiro precisa”. Está presente em mais de 600 cidades de 55 países, e disponível em 37 idiomas para ajudar o usuário a se locomover de forma mais rápida e inteligente pelas cidades, planejando melhor seu dia-a-dia.
“É muito gratificante para a Moovit ver o engajamento da nossa comunidade de usuários para ajudar a melhorar o transporte público local. Foi importante para nós chegar à cidade com esse apoio dos usuários, prefeitura e do consórcio responsável por administrar o transporte público no local”, disse o gerente nacional da Moovit, Pedro Palhares, durante apresentação na sede da Agetran.