Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 26 de Agosto de 2025



Política Quinta-feira, 01 de Julho de 2010, 16:05 - A | A

Quinta-feira, 01 de Julho de 2010, 16h:05 - A | A

Pedro Chaves é o suplente de Delcídio

Marcelo Eduardo - Capital News

Depois de tanto segredo, o senador Delcídio do Amaral (PT) anuncia seu suplente: Pedro Chaves (PSC). O ex-proprietário da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e atual presidente da junta interventora que administra a Santa Casa de Campo Grande. O presidente regional do PT, Marcus Garcia, é o segundo suplente.

A decisão partiu depois de reunião realizada durante toda a noite de ontem e manhã de hoje. A informação partiu há pouco do próprio candidato à reeleição.

Chaves estava na coligação que apoiava o presidenciável José Serra (PSDB). Então, de quebra, Delcídio ainda “rouba” mais um partido da aliança com André Puccinelli (PMDB), com quem, até o momento, o PSC se alinhavava.

Sobre a demora a responder inclusive a seus correligionários sobre a suplência, Delcídio diz que precisava encontrar alguém “à altura”.

Os nomes geraram tanta especulação por serem vitais na conjuntura política do PT no Congresso. Vislumbra-se internamente no Partido dos Trabalhadores que, se eleita for, Dilma Rousseff possa indicar Delcídio a um ministério, o de Minas e Energia, por exemplo, já que ele foi presidente da Petrobras e teria experiência, segundo os colegas de legenda, no assunto.

Mesmo se não aparecer em algum ministério, Delcídio tem desejos de se tronar governador e deve lançar candidatura em 2104, mesmo se José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca) vir a vencer no pleito deste ano, a intenção é que ele não tente uma possível reeleição e deixe o caminho aberto ao atual parlamentar.

Ou seja, Pedro Chaves pode ser o próximo senador. A definição do eleitor este ano seria diferente, segundo alertara o próprio Delcídio em entrevista coletiva concedida ontem no Hotel Jandaia. Os eleitores, sabendo dessas situação, podem votar não só nele, mas, no conjunto ele e os suplentes.

Existia antes a espera de que três nomes pudessem ser apontados, conforme conversas de bastidores – que vieram a não se concretizarem. Eram apontados como prováveis nomes indicados: a mulher do ex-prefeito de Dourados, Laerte Tetila, Zonir Tetila; o pecuarista Maurício Bumlai, filho do produtor rural José Bumlai, consultor de Lula para assuntos de agronegócio; e, até o filho do missionário RR Soares, Davi Soares. Mas, surgiram dois nomes fora da lista.

Delcído tentou continuar com o atual suplente, o jornalista e empresário Antônio João, mas, não obteve sucesso pois o partido dele, o PTB, preferiu apoiar André, prejudicando a negociação. Fato que fez, inclusive, o jornalista pensar em deixar a legenda. Antônio João, saindo do PTB, pode inclusive coordenar a campanha de Delcídio na Capital. Chaves deve deixar a Santa Casa, mas, a informação ainda não é oficial.

Com o PSC ao lado de Delcídio, Zeca passa a ganhar mais 00'25"96 (25 segundos e 96 centésimos) no ar em tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio. Passa a ter 8 partidos aliados ao PT e deixa o PMDB de André com 14.

Ontem, o PSDC já havia migrado da aliança com PMDB para firmar apoio ao PT.


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 01/07/2010 - 09:31
  Delcídio continua com mistério sobre suplentes

 

 30/06/2010 - 17:34
  Delcídio define no fim da noite quem são seus suplentes

 29/06/2010 - 11:42
  Delcídio pode indicar Maurício Bumlai à suplência

 23/06/2010 - 13:54
  Proposta de suplência de Delcídio não será votada durante convenção do PTB, garante executiva

 07/06/2010 - 07:22
  PT mantém mistério sobre vices de Zeca e Delcídio

 08/05/2010 - 09:50
  Delcídio afirma que ele indicará suplente

 08/05/2010 - 07:45
  Vice de Zeca e suplente de Delcídio serão decididos em pesquisa, afirma presidente do PT

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS