Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Tecnologia Sábado, 15 de Maio de 2021, 12:11 - A | A

Sábado, 15 de Maio de 2021, 12h:11 - A | A

Coluna Tecnologia

Uber passa a negociar softwares com órgãos públicos de trânsito

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Empresa investe em inovações para transporte público local e também em novo aplicativo de aluguel de carros

iStock

ColunaTecnologia

A Uber se reinventa e alavanca novas propostas de inovação e transporte compartilhado. A empresa agora oferece tecnologia para o gerenciamento de frotas de transporte público. Nos Estados Unidos, a companhia já fechou acordos com órgãos públicos de trânsito. As cidades passam a oferecer viagens em veículos para cadeirantes. Assim, os usuários podem chamar o carro inclusivo quando precisarem desse tipo de transporte.


O objetivo da Uber é ampliar a parceria com agências de transporte público para oferecer uma rede mais eficiente e acessível. A intenção é reduzir a propriedade de veículos particulares, ao mesmo tempo em que ajuda os governos a expandir e planejar o transporte pelas cidades.


A Uber já havia adquirido a Routematch, que desenvolve softwares de trânsito. Enquanto as novas ações nasceram nos Estados Unidos, o objetivo é expandir as parcerias para outros locais do mundo. A Uber investe em facilitar a vida de quem se transporta pelas cidades. As rotas de transporte público também podem ser calculadas pelo aplicativo da Uber.


Cidades do Brasil também têm repensado o sistema de transporte público. São José dos Campos, no estado de São Paulo, tem uma proposta de inovação para o transporte de pessoas. A proposta é de uma rota flexível, com miniônibus transportando passageiros de maneira compartilhada, algo como a Uber com o sistema Uber Pool.


A Uber também lançou nos Estados Unidos um serviço de locação de carros chamado Uber Rent. O cliente pode alugar um veículo, tanto econômico, quanto premium, pelo aplicativo. Enquanto as corridas de aplicativo de transporte são ideais para percursos breves, o aluguel de carros permite viagens mais longas e quando se precisa de um veículo disponível por mais tempo.


Com a pandemia, esse tipo de serviço cresce, já que muitos preferem evitar o transporte público nas cidades. Nas viagens, o carro também tem sido preferido para que se evite estações e aeroportos cheios, evitando ao máximo o risco de entrar em contato com o coronavírus. Há muitos motoristas, por outro lado, que investem em aluguel de carros para Uber. O sonho de possuir um carro em que a pessoa tenha de arcar com custos altos como impostos, seguros e manutenção vai se transformando com o tempo. Muitos estão reavaliando a forma com que transitam e as facilidades com novas propostas de transporte. O compartilhamento e a tecnologia avançam como uma nova realidade em que todos podem se transportar de maneira rápida, eficiente e segura.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS