Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Tecnologia Sábado, 24 de Junho de 2023, 14:48 - A | A

Sábado, 24 de Junho de 2023, 14h:48 - A | A

Coluna Tecnologia

Coleciona consoles retrô? Saiba como evitar o game over dos seus videogames

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Como são aparelhos antigos, e muitas vezes adquiridos já usados, é necessário tomar cuidados redobrados para manter seus consoles funcionando perfeitamente

iStock

ColunaTecnologia

..

Ser colecionador não é fácil. Além de ter trabalho para conseguir seus itens de coleção, você ainda vai ter um trabalho posterior que é o de cuidar das suas preciosidades. Isso serve para colecionar qualquer coisa, inclusive videogames.

Isso porque esses aparelhos demandam necessidades especiais, pois, como geralmente são consoles antigos, eles têm uma deterioração muito mais rápida. Fora que, em alguns casos, eles são conseguidos de maneira usada por outras pessoas, o que não ajuda em nada no fator de conservação.

Mas, apesar disso parecer desafiador, é preciso somente ter disciplina e seguir algumas regras simples para manter a sua coleção impecável. Por isso, separamos aqui algumas dicas valiosas para manter a sua paixão viva pelo maior tempo possível, ou até mesmo te ajudar a começar a colecionar.

Limpeza

Da mesma forma como praticantes do esporte de airsoft precisam limpar suas armas, como um revólver Rossi CO2 6mm, para manter sua precisão e aumentar sua vida útil, o console também funciona da mesma forma.

Para isso, é preciso limpar o seu console com uma certa regularidade, usando um pano para limpezas mais superficiais, enquanto um cotonete serve para limpar os cantos mais isolados dos consoles. É preciso usar produtos de limpeza para remover algumas manchas, mas tenha cuidado com o cloro, pois ele pode acabar prejudicando a carcaça dos videogames.

Temperatura

Como estamos falando de um aparelho eletrônico, a temperatura é um fator importantíssimo para manter seu funcionamento. Evite deixar o seus consoles em lugares muito quentes, pois isso pode acabar prejudicando componentes internos, que vão acabar inutilizando o seu aparelho, e em alguns casos, de maneira irreparável.

Além disso, é bom também trocar a pasta térmica do console. Caso você não saiba como fazer isso, não hesite em contratar uma mão de obra especializada.

Controles

Assim como o console, os controles também devem ser limpos regularmente. Além disso, nos modelos onde o controle for acionado à pilha, o recomendado não é deixá-las dentro do compartimento por muito tempo, pois pode ocorrer oxidação, o que estraga de maneiras irreparáveis o aparelho, sendo necessário comprar outro, ou até mesmo consertar.

No caso de aparelhos onde ainda são necessários os fios, tome cuidado para não deixar eles todos “embolados”, o que pode gerar buracos, ou até mesmo mau contato. O ideal é sempre deixar eles em formato de círculo, separadamente, ou em formato de 8.

Abrir o console

Se você soube abrir um console para limpar sem causar estragos em sua estrutura ou componentes, isso é até recomendado. Entretanto, se você não tiver a mínima ideia do que está fazendo, é recomendado que procure um especialista para realizar essa limpeza.

Jogue!

A maioria das anomalias dentro pode ser detectada ao jogar regularmente. Por conta disso, eventualmente ligue seu console e se divirta com algum jogo; além de você passar o seu tempo de maneira agradável, também vai verificar se todos os seus componentes ainda estão intactos e se não precisam de nenhum conserto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS