Veja como cuidados simples no banho, escolha de produtos e aplicação estratégica do perfume ajudam a fixar o aroma na pele por mais tempo
Estar sempre cheirosa é mais do que um ato de vaidade: é uma combinação de bem-estar, autocuidado e atenção com todos os detalhes da rotina pós-banho. Além disso, o cheiro pode ser também uma marca registrada, e garantir cuidados que fixam os aromas deixa tudo ainda mais marcante.
O segredo para manter o cheiro no corpo vai além de passar o perfume preferido. Para que o aroma dure por mais tempo, é preciso incluir alguns hábitos que garantem o frescor e o bom cheiro durante todo o dia.
Comece pela higienização
Por mais simples que sejam, alguns hábitos colaboram para que a pele segure os aromas dos produtos, além de evitar o mau cheiro do suor. Para a dermatologista Dra. Jamille Salim, é essencial lavar todo o corpo adequadamente durante o banho, utilizando sabonetes antissépticos e removendo todas as bactérias, o odor corporal e o excesso de oleosidade, principalmente nas partes que acumulam o suor, como axilas e virilha.
Outro ponto delicado, mas que requer muita atenção, é a questão da higiene bucal. Quando negligenciada, o mau hálito é um dos principais cheiros que incomodam as outras pessoas, além de se tornar um problema para a autoestima. Para evitar a questão, é preciso escovar os dentes, utilizar fio dental e fazer a raspagem da língua diariamente, conforme a indicação de dentistas.
Aplique perfume nos lugares certos
Usar perfume é um dos segredos para se manter cheirosa, mas a aplicação do produto por si só não garante que o aroma se mantenha por muito tempo. Para que o cheiro realmente fixe na pele, o ideal é borrifar o produto em áreas estratégicas do corpo.
A aplicação deve ser feita nas regiões em que há maior circulação sanguínea. Por serem zonas mais quentes, elas ajudam a difundir a fragrância de forma mais eficaz. Essas regiões são: pescoço, pulsos, atrás das orelhas e nas dobras dos cotovelos.
Outra dica fundamental é que, ao fazer a aplicação, não se deve esfregar o perfume. Isso pode danificar as moléculas da fragrância, diminuindo o cheiro. O ideal é passar o produto e deixar secar naturalmente.
Lembre-se do cabelo
O cabelo é um dos principais pontos para se manter cheirosa. Quando soltos, são capazes de espalhar o aroma assim que o vento passa pelas madeixas. Para isso, além de lavar os fios com shampoo e condicionador de boa qualidade, é possível utilizar perfumes próprios para cabelo diretamente nos fios ou aplicando na escova, fazendo com que eles se espalhem conforme for escovado.
Cuidados pós-banho
Cuidados após o banho garantem que o corpo segure o cheiro de todos os produtos por muito mais tempo. Passar o hidratante assim que sair do banho irá segurar os cheiros dos produtos anteriores, além de manter a pele mais hidratada, garantindo a fixação dos produtos que serão aplicados depois.
Outra dica é usar o body splash por cima do hidratante, pois ele irá reforçar o aroma dos demais produtos de forma suave. Além disso, este é um produto que pode ser reaplicado em diversos momentos do dia, inclusive para dormir.
Seguindo as etapas do pós-banho, é essencial fazer o uso de um desodorante de boa qualidade por toda a região da axila. O produto, antitranspirante ou não, irá agir combatendo o mau cheiro causado pelas bactérias que se alimentam do suor, principalmente em dias mais quentes.
Por fim, para que não haja conflito entre os cheiros, o ideal é que todos os produtos tenham a mesma família olfativa ou notas semelhantes, evitando a mistura de aromas.