Na última sexta-feira, o Asilo São João Bosco, em Campo Grande, recebeu a visita do Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada, acompanhado da égua Índia. Durante o evento, os idosos puderam interagir com o animal, acariciá-lo e testemunhar a elegância de seus movimentos. "Cada sorriso, olhar de surpresa e toque foram preenchidos de emoção – reforçando os benefícios físicos, cognitivos e emocionais que o contato com animais proporciona: melhoria da coordenação motora, estímulo à circulação sanguínea, redução do estresse e resgate de lembranças afetivas", diz a PM Montada, em nota.
Foi a segunda visita do ano. Em abril, o mesmo esquadrão esteve no asilo, confirmando o comprometimento da PM com a causa do idoso. A parceria reforça o objetivo de fomentar a inclusão social e de criar experiências significativas para os residentes.
“Somos muito gratos pela sensibilidade e pelo carinho dedicados aos nossos idosos. Em abril, já havíamos vivenciado momentos tão especiais, e agora, pudemos perceber o impacto positivo na saúde física e emocional de cada um. A interação com os cavalos estimula a mobilidade, reduz a ansiedade e fortalece vínculos afetivos, elementos fundamentais para a dignidade na terceira idade”, declara Isis Magalhães, presidente do Asilo São João Bosco, instituição sem fins lucrativos que neste ano completa 102 anos de missão social.
O local atende atualmente cerca de 90 idosos em situação de vulnerabilidade, oferecendo moradia, seis refeições diárias, cuidadores por 24 horas, enfermagem, fisioterapia, nutrição, pedagogia, atividades recreativas, culturais e religiosas, além de apoio emocional e espiritual. A manutenção das atividades depende de recursos do Fundo Municipal do Idoso (30%) e de doações da população (70%). Quem quiser, pode colaborar das seguintes formas:
Doações via Pix [email protected]
Participação de eventos beneficentes e bazares
Doação de alimentos, produtos de higiene, limpeza e fraldas geriátricas: diariamente das 6 às 18 horas
Destinação de parte do Imposto de Renda
Como voluntário ou visitante: visitas diárias das 9h às 10h30 ou das 15h às 16h30
Compras no Bazar do Asilo São João Bosco: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; aos sábados, das 8h às 11h.
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •