Campo Grande 00:00:00 Domingo, 19 de Outubro de 2025


Marco Eusébio Domingo, 19 de Outubro de 2025, 07:54 - A | A

Domingo, 19 de Outubro de 2025, 07h:54 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Após reaprender a viver na natureza, sete macacos voltam à vida livre no Pantanal

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Sete macacos-prego resgatados de cativeiros domésticos, apreensões e entregas voluntárias foram soltos nesta semana pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) na Fazenda Santa Sofia, em Aquidauna, depois de meses sendo tratados e reaprendendo a sobreviver na natureza no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande. Durante a reabilitação, os técnicos monitoraram o desenvolvimento físico e social de cada indivíduo, definindo o momento adequado para a soltura em grupo — condição ideal para a espécie, que vive em bandos organizados e cooperativos.

No tratamento, os animais reaprenderam a buscar alimento, reconhecer sons da floresta e conviver em grupo, em um ambiente controlado que simula as condições naturais, com apoio do Refúgio Santa Sofia, onde funciona o Onçafari, parceiro nas ações de conservação e pesquisa na região pantaneira. A soltura foi planejada para o período pós-seca, quando há mais frutos e recursos alimentares, o que aumenta as chances de adaptação e sobrevivência no habitat natural.

“O processo de reabilitação é feito de forma gradual, para minimizar o estresse e garantir que os animais estejam aptos a retomar seus comportamentos naturais. É uma etapa que requer técnica, observação e tempo”, explica Aline Duarte, gestora do Cras. Os macacos-prego receberam colares de rastreamento por GPS, que permitirão o acompanhamento remoto e o estudo do comportamento do grupo em seu ambiente natural. “Com os dados de GPS, conseguimos saber onde o grupo está se deslocando, se estão se alimentando adequadamente e se mantêm o comportamento natural da espécie. Esse tipo de acompanhamento é essencial para medir a efetividade do processo de reintrodução e garantir que o retorno à natureza ocorra de forma segura”, detalha a médica-veterinária do Cras, Jordana Toqueto. (Com Assessoria do Imasul)

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS