Depois de reunião na Casa Branca ontem para discutir as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, informaram em comunicado conjunto que "mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento". Ambos também trocaram telefones abrindo um "canal direto" de conversação entre Brasil e EUA, assim como fizeram os presidentes Donald Trump e Lula. A nota diz ainda que as autoridades estão empenhadas em marcar uma reunião entre os dois presidentes.
"O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível", diz a nota, divulgada em português e inglês.
Não foi divulgada data ou local do encontro entre os presidentes. Em entrevista a jornalistas, o chanceler brasileiro disse as agendas dos presidentes devem determinar o momento mais adequado. A reunião entre Vieira e Rubio marca a retomada do diálogo entre os dois países após meses de tensão diplomática.
As relações entre Brasil e Estados Unidos atravessam um período de instabilidade desde que o governo Trump decidiu impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando uma suposta “politização” do Judiciário brasileiro e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Além do tarifaço, Washington também aplicou sanções financeiras e consulares a autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes. As ações foram vistas em Brasília como retaliação política.
O encontro entre Vieira e Rubio é o primeiro de alto nível desde que Trump reassumiu a Presidência dos Estados Unidos, em janeiro. A reunião sinaliza um esforço de reaproximação entre os dois países, iniciado após uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova Iorque. (Com Agência Brasil e G1)
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •