Campo Grande 00:00:00 Sábado, 16 de Maio de 2026


Marco Eusébio Quinta-feira, 26 de Março de 2026, 18:57 - A | A

Quinta-feira, 26 de Março de 2026, 18h:57 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Alerta sobre hidrovia mobiliza especialistas e gera carta em defesa do Pantanal

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Especialistas, autoridades e representantes de comunidades tradicionais alertaram para possíveis danos ao Pantanal durante audiência pública realizada ontem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). O encontro, proposto pelo deputado Pedro Kemp (PT), discutiu impactos da Hidrovia Paraguai–Paraná e resultou na elaboração de uma Carta Aberta a autoridades, com destaque para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Entre as preocupações estão intervenções previstas em cerca de 590 km do Rio Paraguai, entre Corumbá e Porto Murtinho, com dragagens, derrocagens e alterações no leito do rio. Pesquisadores apontam risco ao regime hidrológico do bioma, além de possíveis impactos como erosão, perda de biodiversidade e prejuízos às comunidades pantaneiras.

Os participantes também citaram fragilidades nos estudos ambientais e defenderam consulta prévia às populações afetadas. As conclusões serão encaminhadas a órgãos federais, estaduais e parlamentares para subsidiar decisões sobre o futuro do Pantanal.

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS