Representantes de entidades envolvidas na campanha Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio conheceram detalhes do evento que será realizado no próximo sábado no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande. O encontro realizado ontem no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foi coordenado pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva e reuniu a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, a prefeita Adriane Lopes, secretários de Estado e representantes das instituições parceiras.
“Não é um evento, é um modelo, uma política pública, uma rede estratégica para salvar vidas e devolver dignidade a quem mais precisa. Queremos levar a Ação para além do centro e chegar aos bairros”, destacou a magistrada, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, sobre a campanha Todos por Elas, uma das medidas adotadas pelo atual presidente do TJMS, desembargador Dorival Pavan, para fortalecer as mulheres, ajudando a romperem o ciclo de violência.
Com início às 8 horas e término às 17 horas, a iniciativa reunirá mais de 90 instituições públicas e privadas, oferecendo gratuitamente mais de 300 serviços em áreas como saúde, assistência social, educação, cultura, lazer, habitação, capacitação profissional e acesso à justiça. O foco é atender especialmente as mulheres em situação de violência, prevenindo o feminicídio e rompendo o ciclo da violência doméstica.
Além do TJMS, a Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio é promovida pelo Sistema Fiems, Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Alems) e TV Morena, com apoio de dezenas de instituições e lideranças comunitárias. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
ATIVIDADES – Um dos destaques será o atendimento voltado às mulheres vítimas de violência, incluindo orientação jurídica, psicossocial, serviços de saúde e a oferta de vagas de emprego por uma grande rede atacadista.
Também haverá atendimentos jurídicos nas áreas de família, trabalhista e previdenciária, com a presença do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, OAB e outras instituições; emissão de documentos como RG, CPF, título de eleitor e certidões; atendimentos de saúde, com vacinação, exames preventivos, orientação psicológica, odontológica e primeiros socorros; cursos de capacitação e oficinas de geração de renda; atendimento habitacional e negociação de débitos de serviços básicos; atividades culturais, esportivas, recreativas e de conscientização para adultos e crianças.
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •