Campo Grande Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Cultura Domingo, 02 de Julho de 2023, 14:41 - A | A

Domingo, 02 de Julho de 2023, 14h:41 - A | A

Coluna Cultura

Conheça as melhores harmonizações entre vinhos e pratos culinários

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba como combinar a gastronomia às bebidas que nos aquecem no frio

iStock

ColunaCultura

..

Oficialmente, o inverno começou no dia 21 de junho e se estende até 23 de setembro. É uma época de 3 meses em que o frio prevalece, e, nesta estação, não há nada melhor que encontrarmos conforto em um abraço quentinho, ou até mesmo em deliciosas comidas e bebidas, não é mesmo?

A harmonização, por exemplo - nome dado à combinação de pratos com bebidas alcoólicas -, pode trazer uma experiência incrível para seu corpo quando as temperaturas estão mais baixas. Afinal, combinar sabores, temperos e as bebidas certas pode dar até um ar romântico para um jantar especial e trazer aquele clima gostoso de amor que o frio também colabora.

Nesse contexto, devido a sua capacidade de aquecer o corpo, o vinho é uma das melhores opções para o inverno, uma vez que ajuda os vasos sanguíneos a dilatarem e permite uma maior circulação sanguínea pelo corpo. Além disso, essas bebidas à base de uva combinam perfeitamente com comidas quentes típicas da estação, como caldos, fondues, carnes e massas.

Bom, já vimos os motivos que tornam o vinho um queridinho dos dias frios. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher as melhores opções e fazer as combinações mais assertivas:

• Sangiovese
A sangiovese é uma das uvas mais cultivadas na Itália, principalmente na região da Toscana, mas vem ganhando cada vez mais popularidade mundial. De sabor mais ácido, os vinhos Sangiovese são marcados por seu aroma frutado de frutas vermelhas e combinam com massas de sabor forte que, geralmente, são ao molho vermelho. Lasanhas, pizzas e risotos com uma boa dose de gordura harmonizam bem com essa bebida.

• Vinho Madeira
Produzido na Ilha da Madeira, em Portugal, o vinho Madeira é fortificado e licoroso, com um teor alcoólico bastante elevado, em torno de 20%. Ele passa por muitos processos durante sua produção, desde uma etapa de adição de aguardente vínica a um processo de estufagem em que a bebida é armazenada em tanques por até 3 meses. Mas uma curiosidade em relação à origem de seu nome é que, além desses procedimentos, o líquido é envelhecido por dois anos em barris de madeira.

Esse tipo de vinho acompanha muito bem aperitivos como azeitonas, nozes, amêndoas, queijos sofisticados e alguns tipos de peixes.

• Malbec
Os vinhos Malbec são muito produzidos na Argentina, onde os invernos são bastante rigorosos. Sua textura é encorpada e perfeita para se beber ao lado da lareira, degustando uma tábua diversa de queijos, com gorgonzola e parmesão. Essa bebida também combina perfeitamente com um saboroso churrasco de carnes gordurosas, isto é, suas melhores harmonizações são com carnes e queijos, e, por isso, aposte em um fondue salgado e se prepare para um sucesso gastronômico!

Esperamos que nossas dicas te ajudem a arrasar nas combinações para um jantar romântico, entre amigos ou até mesmo para você desfrutar de sua própria companhia assistindo a um belo filme acompanhada(o) de algum dos vinhos que listamos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS