Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 23 de Julho de 2022, 15:23 - A | A

Sábado, 23 de Julho de 2022, 15h:23 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Como limpar a casa de forma eficiente após reformas e pequenos reparos?

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Antes do resultado final, precisamos lidar com a bagunça e a sujeira do pós-obra

iStock

ColunaCasaEDecoração

Reformar um quarto, fazer pequenos reparos na cozinha… Quem nunca precisou fazer uma obra em casa, seja para consertar algo que não estava funcionando, seja para fins estéticos? É sempre bom ver a transformação de um cômodo para melhor. No entanto, antes do resultado final, precisamos lidar com a bagunça e a sujeira do pós-obra. Poeira e restos de material de construção: essa é a pior parte de uma reforma para muitas pessoas.

Se você não puder contratar uma empresa especializada para realizar a limpeza, terá que colocar a mão na massa. Como não é uma simples faxina, é preciso tomar alguns cuidados para não se machucar, tampouco para danificar pisos e paredes. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Veja a seguir!

1) Descarte do lixo
Antes de tudo, recomendamos descartar o lixo que se formou durante a obra. Afinal, não dá para realizar a limpeza do cômodo se ele estiver cheio de tralhas. Tenha sacos de lixo grandes e resistentes, que possam comportar materiais mais pesados, como restos de tijolo e de madeira. Amarre a boca do saco e descarte-o de maneira correta. Se houver algum material perigoso ou pontiagudo, por exemplo, pesquise sobre a melhor maneira de descartá-lo.

2) Tire o pó
Obras geram muito pó, já que envolvem cimento e tijolo, por exemplo. O ideal é fazer uma limpeza seca, já que, em contato com a água, o pó pode formar uma pasta gosmenta, de difícil limpeza. Você pode utilizar um aspirador de pó sem fio para isso. Evite a vassoura, pois ela pode espalhar o pó.

3) Remova manchas e respingos de tinta
Se a reforma envolve pintura, então é provável que tenham alguns respingos de tinta pelo cômodo. Para removê-los, tenha em mãos um removedor de tinta, disponível em qualquer loja de material de construção. Preste atenção se ele pode ser aplicado ao tipo de material do seu piso. Se a parede manchar acidentalmente, um pano úmido resolve o problema.

4) Limpeza geral
Após retirar o pó, comece uma limpeza geral. Lave os cômodos com água e sabão, sempre no sentido de cima para baixo, ou seja, teto, paredes e piso, e dos fundos para a frente – caso contrário, correrá o risco de sujar um cômodo que já foi limpo. Não se esqueça de limpar cantos e frestas, que precisam de uma atenção maior.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS