Campo Grande/MS, Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Sábado, 07 de Março de 2020, 11h:31
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

O que comer para garantir energia durante os exercícios?

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

O pré-treino é uma etapa importante para garantir bons resultados

Divulgação

ColunaMarcoEusébio

O momento de preparação antes de realizar a atividade física é crucial para que o resultado seja positivo, independentemente do objetivo. A alimentação é um fator que influencia profundamente o rendimento durante a realização do exercício, ajudando ou prejudicando o ganho de massa e a perda de peso.

Ao contrário do que se pensa, o carboidrato é um grande aliado do exercício físico, influenciando o ganho de massa magra e a perda de peso. Tudo depende, porém, da qualidade do carboidrato ingerido, que deve ser do tipo complexo. Os carboidratos complexos ajudam a manter o nível de glicose (açúcar sanguíneo) constante no organismo por um maior período de tempo, já que a absorção desse carboidrato leva mais tempo para ser completada. O corpo gasta mais energia no processo de digestão e o açúcar é liberado de maneira gradual, o que ajuda a manter a sensação de saciedade.

Aliando a prática de exercícios ao consumo de carboidratos complexos, o potencial para perder peso e ganhar massa muscular cresce, o que torna a alimentação adequada ainda mais importante. O consumo desses carboidratos deve ser feito com, pelo menos, duas horas de antecedência da prática de exercício.

No pré-treino, um dos alimentos mais recomendados é a batata-doce, por conter carboidratos, fibras, além de um baixo índice glicêmico, fornecendo energia por um maior período de tempo. As frutas cítricas também são muito recomendadas e podem ser consumidas imediatamente antes do treino, melhorando a performance. Pão integral e uma pequena quantidade de açaí podem ser boas opções de fonte de energia.

Uma rotina pré-treino é principalmente recomendada para pessoas que realizam atividade física de forma regular e durante um período de tempo maior, com exercícios mais pesados, voltados para o ganho de massa magra. Quem pratica exercícios leves consegue todos os nutrientes por meio de uma refeição saudável tradicional. Não é recomendado praticar atividade física em jejum.

Antes de iniciar uma nova dieta ou rotina de exercícios, é importante visitar um médico especialista e estar com os exames em dia. Assim, é possível descobrir uma possível restrição alimentar, além de determinar o melhor tipo de treino.

 

 



 


 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix